MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei cria Plano Municipal de Cultura de Bagé

Em 27/07/2021 às 08:45h

por Redação JM

Lei cria Plano Municipal de Cultura de Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Legislação projeta criação da Escola Técnica de Cinema e Teatro / Foto: ArquivoJM

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, sancionou a lei que cria o Plano Municipal de Cultura, que será revisto periodicamente, em um processo que visa atualização e aperfeiçoamento de diretrizes e metas. A primeira revisão será realizada em 2022, assegurada a participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e de ampla representação do poder público e da sociedade civil. Aprovada pelo Legislativo no dia 12, a nova lei permite o credenciamento da cidade no sistema estadual do setor.

O plano tem, como objetivo, implementar, ao longo de 10 anos, programas e ações voltadas para valorização, fortalecimento e promoção da cultura. A legislação atribui ao Executivo a função de formular políticas públicas, qualificar a gestão cultural, proteger a diversidade e ampliar o acesso à cultura. A legislação prevê o estabelecimento de um Fundo Municipal de Apoio à Produção Artístico-Cultural para financiar as ações do plano, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Cultural e Turismo.

Entre as ações previstas está o mapeamento e registro das instituições de cada área cultural, a realização do Inventário do Patrimônio Cultural e Imaterial de Bagé, a construção do Teatro Municipal, a criação da Fundação Grupo de Bagé e a criação de uma política de intercâmbio cultural com outros municípios do Brasil e do exterior. A retomada da Semana Crioula Internacional de Bagé, a criação da Orquestra Municipal de Bagé, a criação da Escola Técnica de Cinema e Teatro de Bagé e o incentivo à retomada da Faculdade de Belas Artes também estão entre os objetivos do plano.

A lei estabelece, ainda, ações relacionadas à diversidade cultural de Bagé, que incluem o mapeamento dos artistas e expressões culturais do município, a criação de uma plataforma de informações dos artistas e expressões culturais e o fomento ao desenvolvimento das artes e expressões experimentais ou de caráter amador.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br