MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Proteger a amamentação é tema da Semana de Aleitamento Materno

Em 29/07/2021 às 13:11h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Proteger a amamentação é tema da Semana de Aleitamento Materno | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa é celebrada de 1º a 7 de agosto | Foto: Divulgação

 

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (Smam) terá como tema, em 2021, “Proteja a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, e irá contar com atividades realizadas pela unidade materno-infantil, da Santa Casa de Caridade de Bagé. A SMAM consiste em uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento e é celebrada de 1º a 7 de agosto, em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990. Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a SMAM como de promoção da amamentação.

De acordo com a chefe da UTI Neonatal da Santa Casa, Cledinara Salazar, durante a semana serão realizadas ações para dar maior visibilidade e incentivar a amamentação. Ela salienta que, devido à pandemia, não é possível realizar muitas atividades, mas o setor será enfeitado com faixas e balões e os trabalhadores irão usar camisetas alusiva ao tema. Além disso, devido a parcerias com a Unimed e a Mistura da Terra, as mães irão receber lanche e pequenos brindes para marcar a semana.

Cledinara salienta que esta é uma  campanha global que, visa informar, ancorar, engajar e estimular ações sobre amamentação e questões relacionadas.  “As práticas de aleitamento materno são uma questão de saúde pública, exigindo esforço e investimento em  nível social”, destaca

Durante semana, é frisado que proteger aleitamento materno é  uma responsabilidade compartilhada. “Para todos nós é hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento. Isso ajudará a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças”, disse pediatra neonatologista.

Segundo a chefe da UTI, a pasta de ação de 2021 analisa desafios à proteção e apoio ao aleitamento materno em diferentes níveis: nacional, sistema de saúde, local de trabalho e também descreve soluções para os desafios em cada nível e inclui ações especificas que precisam ser tomadas para proteger e apoiar o aleitamento materno.  “A amamentação é um imperativo de saúde pública que precisa ser protegido. É hora de informar, articular, engajar e potencializar ações para proteger a amamentação em todos os níveis”, ressalta.

Objetivos SMAM 2021

Informar pessoas sobre a importância de proteger a amamentação

Apoiar amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública

Articular com individuos e organizações para maior impacto

Potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br