MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Pesquisador quer lançar livro sobre bombas de chimarrão

Em 2019, o Mestre em Patrimônio Cultural e  Designer gráfico, Ricardo Mayer, de Santa Maria, participou de uma exposição no Museu Dom Diogo de Souza, quando apresentou sua pesquisa sobre bombas de chimarrão.

Em 31/07/2021 às 16:16h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Pesquisador quer lançar livro sobre bombas de chimarrão | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Em 2019, o Mestre em Patrimônio Cultural e  Designer gráfico, Ricardo Mayer, de Santa Maria, participou de uma exposição no Museu Dom Diogo de Souza, quando apresentou sua pesquisa sobre bombas de chimarrão.

Ele pesquisa sobre o assunto desde 2014 e está prestes a publicar o primeiro livro dedicado ao tema. "Parece incrível, mas, até agora, não existia uma obra específica sobre este objeto tão importante e familiar para cultura do Sul do Brasil e, ao mesmo tempo, tão pouco conhecido", relata Mayer.

A obra “Bombas de Chimarrão - Origens, Tradição e Cotidiano” tem 80 páginas coloridas, cerca de 150 imagens, e é resultado da investigação do autor durante o Mestrado em Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Santa Maria, de 2017 a 2018. A mostra pesquisa, além de Bagé, passou por Santa Maria, São Pedro do Sul, Ijuí e Porto Alegre, mas, infelizmente, a pandemia frustrou planos de expor em outras cidades.

Origens, tradição e cotidiano são os três eixos do conteúdo do livro que traz uma pesquisa documental. A obra foi concebida para ser atraente tanto para pessoas ligadas à cultura tradicional e apreciadores do chimarrão, quanto para os interessados em história, patrimônio cultural, artes e design.

 

Apoio à iniciativa

Para que este livro seja editado, o autor está fazendo uma captação pelo Catarse, plataforma que tem 10 anos de existência e foi pioneira em trazer o modelo de financiamento coletivo (crowdfunding) baseado em recompensas para o Brasil. O sistema já viabilizou a realização de mais de 15 mil projetos culturais.

Há várias formas de apoiar a edição. Por exemplo, comprando antecipadamente um exemplar autografado (R$ 60), o leitor recebe o livro em casa e ainda tem como recompensa seu nome na lista de apoiadores impressa no livro.  Há outras opções de apoio que podem ser conhecidas direto com o autor. O lançamento está previsto para setembro de 2021.  Contatos pelo Instagram e Facebook: @livrobombasdechimarrao

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br