ELLAS
O setor de moda se reinventa no ambiente digital
Essa realidade é um dos reflexos contextualizados pela pesquisa “Consumidor Gaúcho De Moda: Perfil e Hábitos de Consumo 2021”, desenvolvida pelo Sebrae RS.
por Viviane Becker
Pesquisa inédita do Sebrae RS demonstra que pandemia e tecnologia estimulam novas oportunidades para empresas e consumidores.
São mais de 173 mil empresas vinculadas à moda que são responsáveis por 7% dos empregos gerados no Rio Grande do Sul. Esse nicho de mercado não ficou de fora das tendências de comportamento do consumidor quando o assunto é inovação no ambiente digital. Em tempos de restrições sociais devido à pandemia de Covid-19, a criatividade inspirou empresas a buscar novas soluções e oportunidades, tendo a internet e as redes sociais como passarela de negócios.
Essa realidade é um dos reflexos contextualizados pela pesquisa “Consumidor Gaúcho De Moda: Perfil e Hábitos de Consumo 2021”, desenvolvida pelo Sebrae RS. Os números do estudo indicam que quatro em cada 10 estabelecimentos do varejo gaúcho passaram a vender em canais digitais durante a pandemia, com mais de 430 mil gaúchos que ingressaram no mercado digital de moda no período.
O estudo aponta ainda que a parcela de consumidores, que antes se utilizava de meios digitais para comprar artigos de moda, saltou de 3,8% para 9%. Cerca de 32,8% afirmam ainda pesquisar lojas ou artigos de moda na internet ou redes sociais. Em simples palavras: a empresa que está fora do ambiente digital está também invisível para um em cada três gaúchos.
Fonte: Sebrae RS