MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Região recebe mais de 3,5 mil doses de vacinas

Em 17/08/2021 às 17:02h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Região recebe mais de 3,5 mil doses de vacinas | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Na quarta-feira, o Estado distribui às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) cerca de 200 mil Pfizer e cerca de 40 mil Coronavac que chegaram ao Estado entre sábado (14/8) e segunda-feira (16/8). Elas serão utilizadas para avançar na campanha de vacinação como dose 1, e já será utilizado o novo método de cálculo.

Ainda, na mesma entrega, serão distribuídas cerca de 260 mil doses de AstraZeneca, que serão utilizadas para segunda dose de quem já recebeu a primeira - aproximadamente 180 mil que chegaram na segunda-feira (16), e 85 mil que estavam reservadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

Para a região, cuja distribuição acontece na quinta-feira pela manhã, está prevista a chegada de 198 doses da Pfizer para Candiota na 41ª remessa, para reajuste na aplicação de primeira dose.

Além disso,também está prevista a distribuição de 73% do número total de vacinas Pfizer e Astrazeneca distribuídas na 22ª remessa, em maio. Ao todo,neste lote serão 3.585 doses, sendo 85 para Aceguá, 2.260 para Bagé, 205 para Candiota, 720 para Dom Pedrito, 170 para Hulha Negra e 145 para Lavras do Sul.

Novo cálculo de distribuição

Na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi definida uma nova proposta de distribuição das vacinas contra a covid-19. Ficou definido que, a partir da próxima distribuição de doses, o cálculo de rateio das vacinas não levará mais em conta o critério de faixa etária. “Vamos calcular quantas doses para primeira aplicação ou aplicação única cada município ainda precisa receber, independentemente de qual idade aquele município esteja vacinando”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri. O cálculo será realizado levando em conta todas as remessas já distribuídas até o momento.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa: “A distribuição por faixa etária foi utilizada até o momento com eficiência, sendo o Estado do Rio Grande do Sul um sucesso na vacinação. Agora, na contagem regressiva, é importante nos basearmos nas doses que faltam em cada um dos municípios para que eles cheguem na meta o mais próximos uns do outros. Vamos completar juntos a meta que o Estado propôs”.

Os gestores municipais que quiserem reportar alguma distorção no rateio de doses ou pedir doses extras poderão entregar ofício à SES, que será analisado por uma equipe técnica conjunta entre a pasta e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br