MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Hulha Negra deverá contar com 12 agroindústrias familiares até o final do ano

Em 21/08/2021 às 09:14h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Hulha Negra deverá contar com 12 agroindústrias familiares até o final do ano | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pampalac conta com SusafFoto: ArquivoJM

Mais duas agroindústrias familiares de Hulha Negra foram incluídas no selo de marca de certificação “Sabor Gaúcho”, referente às inclusões realizadas junto ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). Com essas adesões, o município passa a contar com sete empresas de produtos de origem animal já certificadas, com possibilidade de comercialização no município e Estado, além de duas sendo montadas e três de panificação.

O selo “Sabor Gaúcho” certifica produtos provenientes de estabelecimentos de produção artesanal. É por meio dele que os produtos serão identificados nos supermercados, feiras e pontos de vendas, como sinônimo de produtos oriundos de agroindústrias familiares rurais produzidos artesanalmente, com desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda no campo e preservação do meio ambiente. O selo, aliés, deve ser empregado com o máximo cuidado.

De acordo com o médico veterinário e fiscal do Serviço de Inspeção Municipal de Hulha Negra, Marcus Leitzke, desde 2013, o município vem realizando trabalhos para fortalecer as agroindústrias e o processo de industrialização e renda para agricultura familiar. Ele salienta que o Sim foi  estruturado e dá um apoio técnico para a implantação das empresas. “Temos o programa municipal de financiamento para as agroindústrias familiares dando o apoio para a obra”, disse.  

Leitzke salienta, também, que o município conta com todo o apoio da Emater e do Sim de Bagé e Santana do Livramento. Ressalta que Hulha Negra foi o primeiro da região a implementar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), possibilitando a comercialização dos produtos no Estado e que, contam com o Susafm a Agroindústria da Marili Porto, que produz queijo colonial temperado, doce de leite e manteiga, e a Pampalac, da Janete Martines Machado Raddatz, que produz queijo, iogurte e bebida láctea.

As demais indústrias contam com o Sim, mas, durante este período de pandemia, foram liberadas para a comercialização na região. As últimas duas empresas certificadas foram a Agroindústria Sinuelo, que produz linguiça e charque, e a Rancho Alegre, que produz ovos. “Até o final do ano teremos nove de produtos de origem animal e três de farinhas. Em todas, temos o processo de inspeção de qualidade de produto realizando a fiscalização de microbiológicos e físico químico”, explica.

De acordo com Leitzke, o SIM está atualizando a legislação para se manter de acordo com os padrões estaduais e federais.  

Agroindústrias inclusas no Peaf

Agroindústria Aprofara - Associação dos Produtores Familiares da Reforma Agrária Panificados, Doces e Conservas: certificado 02/10/2017 (Vigilância Sanitária)

Agroindústria Da Tia Zane Hulha Negra Doces Panificados: 10/11/2016 (Sim)

Agroindústria Janete Martines Machado Raddatz (Pampalac) Hulha Negra Queijo, Leite: 14/02/2018  (Susaf)

 Agroindústria Marili Porto Hulha Negra: queijo, manteiga, doce de leite 14/02/2018: (Susaf)

 Agroindústria Sinuelo Hulha Negra Linguiça, Charque: 05/07/2021  (Sim)

Cooptil Cooperativa de Produção Trabalho e Integração - hortifrutigranjeiros: 14/09/2017  (Visa)

Rancho Alegre Hulha Negra Ovos 22/07/2021: (Sim)

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br