MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Desembargadora Maria Berenice Dias ministra aula inaugural dos cursos de Direito da Urcamp reunindo 500 espectadores

Profissional foi primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha

Em 27/08/2021 às 16:14h

por Redação JM

Desembargadora Maria Berenice Dias ministra aula inaugural dos cursos de Direito da Urcamp reunindo 500 espectadores | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

Famílias se escreve com S. Esse foi o tema da Aula Inaugural integrada dos cursos de Direito da Urcamp, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 28, reunindo docentes, discentes e profissionais da área jurídica das cidades de Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel, no YouTube da Instituição de Ensino. A palestra foi ministrada por Maria Berenice Dias, advogada, primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha e primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O evento foi conduzido pelos coordenadores dos cursos de Direito da Urcamp dos campi de Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e São Gabriel, respectivamente, professores Heron Vaz, Fabiane Segabinazi, Iara Lappe e Ana Paula Torres. A abertura contou com uma mensagem da presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, que, em razão de compromissos anteriormente agendados, não pode estar presente na live, mas registrou suas boas-vindas à desembargadora aposentada do TJ-RS. Logo em seguida, antecedendo à fala da palestrante, o procurador geral da FAT, Dr. Álvaro Pimenta Meira, proferiu sua manifestação quanto à importância da Aula Inaugural para a futura carreira dos acadêmicos.

Do início ao fim, cerca de 500 pessoas estiveram conectadas à live que, até sexta-feira à tarde, já registrava mais de 1.300 visualizações. O diálogo claro e preciso, fez com que Maria Berenice Dias captasse a atenção dos internautas, que registraram suas mensagens de agradecimento pela presença da magistrada. Famílias se escreve com S foi a pauta principal, onde a advogada traçou sua narrativa sobre a longa linha do tempo no conceito jurídico e de sociedade sobre as relações familiares.

A sempre desembargadora, abriu a Aula Inaugural registrando a importância deste diálogo. “Pra mim não tem maior significado do que falar, conversar, com quem escolheu o direito como o meio da sua vida profissional, seja a atividade que for desempenhar depois disso, que pode ser fora do direito, certamente o direito marcará a vida de vocês para sempre, porque ninguém entra na faculdade de direito se não tiver desconfortável com o que está torto. E é essa inquietação que move a mudança do mundo”. Ainda no início de sua fala, contou: “Como eu fui vítima de muita discriminação para poder entrar na justiça como magistrada, porque não aceitavam mulheres naquela época, a discriminação me dói. E onde eu enxergo algum traço de invisibilidade, de rejeição, de virarem o rosto, de não dar voz, nem dar vez, lá estou eu”.

Com toda sua história dedicada, de corpo e alma, ao universo jurídico, Maria Berenice Dias explica a sua aposentadoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. “Eu tenho um enorme orgulho de ser bacharel em direito, de ter dedicado a minha vida inteira ao direito, primeiro a magistratura, e sair da magistratura exatamente para poder advogar para um segmento que sempre foi invisível que é o direito homoafetivo, essa expressão que eu acabei cunhando para que as pessoas saibam que é possível reconhecer o direito, foi isso que me moveu. Eu poderia estar até hoje dentro do Tribunal, mas esta inquietude que vocês têm da juventude, eu tenho até hoje”.

Maria Berenice Dias é advogada, especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões, mestre e pós-gradua em Processo Civil. Atualmente é desembargadora aposentada do TJ-RS, vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), do qual é uma das fundadoras,presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM, presidiu a Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB e instalou mais de 200 Comissões em todo o país, participa do projeto Crianças Invisíveis, que busca agilizar os processos de adoção, é sócia-fundadora da ABRAFH – Associação Brasileira das Famílias Homoafetivas, criou o JusMulher – serviço voluntário de atendimento jurídico e psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica -, participou da elaboração da Lei Maria da Penha e da Alienação Parental, foi a única gaúcha indicada pelo Projeto “1.000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005″, é Cidadã Honorária de Porto Alegre-RS, São Borja-RS, Paraíba-PB e Rio de Janeiro-RJ, recebeu o prêmio Direitos Humanos 2009 - categoria: Garantia dos Direitos da - População LGBT, a mais alta condecoração do Governo Brasileiro outorgado pelo Presidente da República, recebeu a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, conferido pelo Senado Federal, e é autora de diversos livros e centenas de artigos, além de coordenar e participar de diversas obras coletivas.

Ao fim da  palestra, que está disponível no YouTube da Urcamp, no canal @UrcampOficial, seis acadêmicos - inscritos no evento - foram sorteados e contemplados com obras de Maria Berenice Dias.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br