MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Arquiteto doa a Dom Pedrito projeto de revitalização do Parque Farroupilha

Em 29/08/2021 às 11:36h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Arquiteto doa a Dom Pedrito projeto de revitalização do Parque Farroupilha | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pacheco elaborou projeto do Parque Farroupilha | Foto: Divulgação

O projeto do arquiteto e urbanista Ângelo Pacheco, diretor do Estúdio Rastro Arquitetura, propõe transformar em parque com potencial turístico um dos principais pontos históricos da região: o Obelisco da Paz Farroupilha, instalado em 1945 no subdistrito de Ponche Verde, em Dom Pedrito.

O prefeito do município, Mário Augusto Gonçalves, relembra que o obelisco marca o local aproximado onde aconteceu o acordo entre farrapos e imperialistas, dando fim à Revolução Farroupilha, o que motivou a alcunha de Capital da Paz para o município.

Todo o estudo, análise e preparo envolvidos na ideia de remodelação da área aconteceram de maneira voluntária pela equipe do Estúdio Rastro Arquitetura com coordenação do arquiteto que, desde cedo, tem envolvimento com o tradicionalismo.

A execução do projeto em questão será viabilizada por meio de uma reserva de verba do município, no valor de R$ 436 mil. As melhorias previstas para a estrutura do parque baseiam-se na remodelação nas áreas de entrada, galpão, casa de barro, pista de rodeios e criação de um Memorial da Paz Farroupilha, com monumento em homenagem aos combatentes e outras melhorias.  Também está previsto no projeto um pórtico, estacionamento, acessos à pista de rodeios e avenidas de acampamentos, arquibancadas, deck sobre o açude, entre outros.

A ideia é que com as melhorias,  o local se torne mais atrativo para os visitantes, durante eventos já realizados na agenda do município, além de criar outros eventos que alcancem turistas de diferentes localidades.

O prefeito destaca que este será um dos presentes entregues para Dom Pedrito, alusivos às comemorações dos seus 150 anos de fundação. Assim que o projeto for aprovado, ele será encaminhado para o setor de Licitações, para ser executado por etapas.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br