MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Lã como patrimônio cultural do RS

Uma iniciativa da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR)

Em 16/09/2021 às 00:02h
Viviane Becker

por Viviane Becker

A campanha Patrimonialização dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul faz parte do projeto Lãs do RS  e tem o objetivo de divulgar os conhecimentos da lã para que ela seja preservada e reconhecida.

Nosso Estado é responsável por 98% da produção nacional de lã. Essa matéria prima é arraigada de representatividade para o gaúcho, por questões econômicas, climáticas, geográficas, culturais e sociais.

Poucos elementos naturais podem suportar um registro tão claro da memória de uma região como a lã natural. A fibra da lã é a mais antiga da humanidade e possui diversas propriedades. O artesanato em lã crua tem grande difusão regional, além de ser um diferencial de distinção do Estado em relação às outras regiões do Brasil, sob a perspectiva do patrimônio cultural.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro gera um sentimento de identidade regional, respeito e valorização das comunidades que trabalham com a lã, além da sensibilização para construção de diretrizes para uma política pública de promoção em torno da lã. A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), a qual atua em ações de governança no Pampa Rio-Grandense, está trabalhando para criar em Bagé o Museu da Lã. Esse Museu será constituído pelos centros de Referências em Artesanato Lãs do RS, envolvendo os municípios de Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini.

Leia também em Social
Na passarela Há 14 horas
Noite de festa e celebração Há 14 horas
Em Alegrete Há 14 horas
Conexões Há 20 horas
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br