MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bagé recebe o primeiro Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS e o circuito de exposições e oficinas Fio da Meada

Projetos buscam valorização do saber e o fazer da lã no Estado

Em 17/09/2021 às 08:00h

por Redação JM

Bagé recebe o primeiro Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS e o circuito de exposições e oficinas Fio da Meada | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Bagé será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber a Rede Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS. A inauguração do espaço acontece na próxima quinta-feira (23), às 14h, na Av. Santa Tecla, nº 2.780. Os centros serão espaços para fruição, capacitação e oficinas do saber-fazer da lã.

A proposta visa a realização da nova fase física do projeto de educação para o patrimoÌ‚nio Lãs do RS, integrando em rede esses espaços que contemplarão na primeira fase os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Piratini, Candiota, Hulha Negra e São Gabriel e a iniciativa faz parte do projeto Lãs do RS, que busca visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul.

O projeto é realizado pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), Gestio Consultoria e Projetos e Pangea Cultural, financiado com recursos da Lei nº 14.017/2020, através do edital 09/2020 da Secretaria de Estado da Cultura do RS. “O objetivo é difundir esse conhecimento sobre a lã crua como patrimônio cultural imaterial do Estado, por meio do seu artesanato tradicional e de referência cultural, estimulando assim, o uso das técnicas que possibilitam a inovação e o desenvolvimento sustentável das comunidades produtoras de lã”, explica a museóloga e gestora cultural da Pangea, Letícia de Cássia.

O evento também terá a lançamento do circuito de exposições "Fio da Meada: Patrimônio Cultural no Território da Lã do RS", viabilizado com recursos do edital Sedac FAC Movimento de 2019, que contará com as memórias de quatro artesãs que possuem suas histórias ligadas ao fazer artesanal da lã. “Essas mulheres artesãs viveram o artesanato ainda crianças, ajudando seus pais nas lidas campeiras, onde a manualidade é preponderante para a manutenção das propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Suas memórias orientam seus trabalhos artesanais e ouví-las por meio do fio da lã crua, nos mostram suas conquistas e sonhos, imbuídos nos objetos que produzem”, afirma Letícia. As artesãs serão as responsáveis pelos Centros de Referência em Artesanato e atuarão como agentes do patrimônio, além de ministrarem oficinas.

Eliane Simões Pacheco Simões, arte educadora e proprietária da Gestio e assessora de projetos da APATUR, explica que "este é o primeiro passo para a criação do Museu da Lã e da Rota da Lã. O Museu será um museu de território, formado por núcleos em todo o Rio Grande do Sul. Já a Rota terá seu roteiro inicial por seis cidades da região para a criação de novos caminhos na economia da cultura e criativa da cadeia produtiva da lã do Rio Grande do Sul". Além de Bagé, compõem a Rota da Lã as cidades de Candiota, Dom Pedrito, São Gabriel, Piratini e Hulha Negra.

Serviço

Inauguração do Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS em Bagé

Local: na Av. Santa Tecla, 2780 

Data: 23 de setembro

Horário: 14h

 

Oficina Fio da Meada: pelas mãos, o patrimônio do saber-fazer da lã no RS

Ministrante: Letícia de Cássia

Data: 23 de setembro

Local: Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS

Horário: 16h

 

Oficina de feltragem molhada para iniciantes

Ministrante: Clair Schneid

Data: 24 de setembro

Local: Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS

Horário: 10h

 

Oficina de feltragem como fazer um chapéu 

Ministrante: Ana Marques Nunes

Data: 24 de setembro

Local: Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS

Horário: 14h

 

VAGAS LIMITADAS - Inscrições pelo whatsapp da Emater/RS - Ascar nos telefones: 53 999 973111 e 53 999 456522

 

 

Sobre o LÃS DO RS

Lãs do RS é uma iniciativa inovadora fomentada pela sociedade civil para visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de refereÌ‚ncia cultural do patrimoÌ‚nio do Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivos específicos promover o patrimoÌ‚nio cultural imaterial do RS; pautar o trabalho das artesãs como memória ancestral do saber-fazer da lã na contemporaneidade; provocar a inter-relação do artesanato com as políticas de cultura e da biodiversidade do Bioma Pampa; subsidiar informações para compor o inventario do saber-fazer da lã do Rio Grande do Sul e institucionalizar e promover a cadeia produtiva da lã, por meio da economia cultural, criativa e solidária, correlacionando-o com o turismo do Estado. Em 2020, o projeto recebeu menção honrosa na 33ª Edição do Prêmio Rodrigo Franco de Andrade, o Oscar do Patrimônio Cultural brasileiro. O incentivo e o apoio recebido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, proporciona a realização de inúmeras ações como o projeto Fio da Meada para criação de repertórios sobre o saber-fazer da lã, realizado com recursos do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio aÌ€ Cultura e o projeto da formação da Rede Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS, em parceria com a Associação Pampa Gaúcho de Turismo, APATUR, realizado com recursos da Lei n.​ 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, os quais possibilitam a criação de novos caminhos na economia da cultura e criativa da cadeia produtiva da lã do Rio Grande do Sul. A ação tem como parceiros institucional Emater/RS - Ascar, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS, RS Criativo, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – MARS, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - Arco, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil - Fecolã, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC, Associação para o Desenvolvimento Sustentavel do Alto Camaquã - ADAC, Associação para Grandeza e União de Palmas - AGRUPA, Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte - Ecoarte e Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR. 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br