MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra terão desfile Farroupilha

Em 18/09/2021 às 10:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra terão desfile Farroupilha | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Na próxima segunda-feira, dia 20, é comemorado o Dia do Gaúcho. A Rainha da Fronteira realizará o tradicional desfile, bem como os municípios de Candiota e Hulha Negra. Aceguá conforme o presidente do Movimento Tradicionalista, Marcos Peres,  também terá a participação dos cavalarianos, porém o evento acontece neste domingo, a partir das 14h, com homenagem as mulheres. A concentração na entrada da Sanga do Peixe. A saída ocorrerá às 15h, com passagem por toda a sede do municipio e término no Parque Farroupilha. Em Bagé, a concentração acontece na praça Carlos Gomes, a partir das 10h. São esperados cerca de 600 participantes, divididos em cerca de 30 entidades.

Devido à pandemia, ano passado não foi realizado o evento, para evitar aglomerações. Conforme o secretário de Cultura e Turismo, João Schardosim, o evento de 20 de setembro é muito importante para a cidade, por ser um símbolo da cultura, tradição e turismo. “O desfile está muito organizado pela equipe e todo cuidado será realizado durante o evento, para garantir a segurança sanitária da nossa cidade, que está com quase 100% do público-alvo com pelo menos a primeira dose”, ressalta.

Segundo informações da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), durante o desfile haverá fechamento das vias compreendidas entre Allan Kardec e Conde de Porto Alegre, no sentido Norte-Sul. Será feita a liberação de área no espaço compreendido entre a AABB (rua Allan Kardec) até a Conde de Porto Alegre, solicitando aos moradores, bem como os hóspedes de hoteis situados na área central, retirem os veículos estacionados no sentido Norte/Sul. 

Em Hulha Negra, o desfile dos cavalarianos irá contar com sete entidades. Conforme a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, a concentração está prevista para às 9h e a partida às 10h, no Corredor dos Borbas, encerrando no final da Avenida Getúlio Vargas.

A Capital do Carvão também programa celebrações. Conforme o secretário de Cultura, Esporte, Juventude, Lazer e Bem Estar, Leo Lopes, o desfile irá contar com oito entidades e será realizado às 15h. Também haverá show com Alexandre Brose e grupo, após o desfile, às 16h, e será disponibilizada praça de alimentação. “Ofertaremos os espaços gratuitamente aos comerciantes com o intuito de fomentar a retomada da economia, assim, todo comércio local terá a estrutura gratuita bastando se cadastrar, comenta. Lopes salienta que estão previstos brinquedos infláveis gratuitamente as crianças, erva-mate e água quente. Além disso, Candiota flexibilizou a realização de bailes pelos CTGs, com álcool gel nas mesas e uso de máscara na pista. “O governo municipal foi um grande parceiro das entidades ajudando a fomentar as atividades e seguindo todos protocolos para que possamos retomar de maneira responsável as atividades”, relata.

Ordem do desfile em Bagé

CTG 93 (incluindo Sindicato e Associação Rural de Bagé; Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé; PTG Cabanha Magnata; PTG Nuestra Senhora; PTG José Carlos Lucena da Rosa); -CTG Cruzeiro do Sul (incluindo PTG Os Tauras do Rio Grande);  -CTG Prenda Minha;  -CTG Sentinela da Fronteira; -CTG Lanceiros de Santa. Tecla;  -CN Gaspar Silveira Martins;  -PTG Orelhano; -GAN Campo Aberto; -PTG Os 4 Irmãos; -PTG Potro Sem Dono; -PTG 5 Cruzes; -CTG Pampa e Minuano; -PTG Sol Nascente; -PTG Campeiros do Pago; -PTG Tropilha Boca de Grota; -PTG Tropilha Xucra; -Associação dos Cavaleiros Rainha da Fronteira;  -PTG Rincão dos Xucros; -PTG Início da Floresta; -PTG dos Manos;  -Escola de Laço Matheus Brondani; -Piquete Alma Cruzaltense; -PTG Rancho Patrão Velho; -GT Família Costa e Garibaldi;

Ordem de desfile em Candiota

Associação dos Cavalarianos de Candiota (ACC) - CTG Luiz Chirivino e piquetes filiados; - CTG Batalha do Seival  e piquetes filiados -PTG Combate do seival e  piquetes filiados  -CTG Candeeiro  do Pago e piquetes filiados - PTG  Fundo da Grota.

Parque do Gaúcho

O Parque do Gaúcho recebe grandes atrações no fim de semana e no feriado de 20 de setembro. A agenda começa no sábado (18), a partir das 9h, com a Feira de Artesanato e se estende, pela manhã, com a Mostra de Culinária Campeira, que ocorre às 10h30. Pela tarde, a programação conta com Mostra de Trovas, às 15h.

No domingo (19), são dois os destaques: às 15h ocorre o Espetáculo de Gineteadas – com narração de Rogério Villagran e repentes com Kako Mota – e um show musical, a partir das 16h, com o grupo Os 4 Irmãos.Já no feriado de segunda-feira (20), os Talentos da Terra sobem, ao meio-dia, no palco. O grande show do dia acontece às 16h, quando a dupla César Oliveira e Rogério Melo canta os grandes sucessos da carreira e músicas de grande repercussão. Ao final da apresentação será extinta a Chama Crioula. 

A organização do evento informa que é obrigatório o uso de máscaras no interior do Parque do Gaúcho e também deve-se respeitar o distanciamento social. Além disso, destaca-se que o núcleo temático Luiz Godinho é fechado às 19h.O evento é realizado pelo Gabinete do Vice-prefeito

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br