MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Luiz Coronel é candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras

Em 18/09/2021 às 15:08h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Luiz Coronel é candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

O poeta, escritor, advogado e publicitário bajeense Luiz Coronel é candidato a uma vaga da Academia Brasileira de Letras. Ele recebeu a confirmação de sua inscrição na quinta-feira e deve encaminhar alguns documentos mostrando sua trajetória na cultura e literatura. A ABL estabelece que para alguém candidatar-se é preciso ser brasileiro nato e ter publicado, em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros de valor literário.

Seguindo o modelo da Academia Francesa, a ABL é constituída por 40 membros efetivos e perpétuos. Além deste quadro, existem 20 membros correspondentes estrangeiros.

Os imortais são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto. Quando um Acadêmico falece, a cadeira é declarada vaga na Sessão de Saudade, e a partir de então os interessados dispõem de dois meses para se candidatarem, através de carta enviada ao presidente. A eleição transcorre 60 dias após a declaração da vaga. A posse é marcada de comum acordo entre o novo Acadêmico e o escolhido para recepcioná-lo. De praxe, o vistoso fardão é oferecido pelo Governo do Estado natal do Acadêmico.

Caso seja eleito, Coronel irá ocupar a vaga de Tarcisio Padilha, que foi o quinto ocupante da Cadeira nº 2. O Acadêmico faleceu no dia 9 de setembro de 2021. Coronel salienta que ele é apenas um entre milhares de pessoas do setor das artes que expressam seus sentimentos. O poeta comenta que a realizou a inscrição endossado por várias instituições e pessoas da comunidade. “Desde a confirmação, já recebi vários telefonemas de apoio à candidatura”, disse.

Conforme o escritor, agora é necessário que haja um movimento gaúcho para que sejam enviados documentos de apoio à sua candidatura. “Devo ir ao Rio de Janeiro e visitar cada um dos acadêmicos”, adianta.  O escritor, ainda, deve vir a Bagé no dia 28 de setembro, quando a participa da exposição de Eurico Salles, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Ele adianta que, posteriormente, a mostra deve ser apresentada no Espaço Trensurb, em Porto Alegre.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br