MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Inaugurado, em Bagé, o primeiro Centro de Referência em Artesanato de Lãs do RS

Em 23/09/2021 às 19:09h

por Redação JM

Inaugurado, em Bagé, o primeiro Centro de Referência em Artesanato de Lãs do RS | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tamile Padilha

Na tarde desta quinta-feira (23), foi inaugurado, em Bagé, o primeiro Centro de Referência em Artesanato de Lãs do RS. A estrutura, localizada na Santa Tecla, principal via de acesso ao município, servirá de base para integrar os trabalhos oriundos dos municípios de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, São Gabriel, Piratini e Candiota, e tem como propósito a difusão dos saberes ligados à lã, a valorização da cadeia produtiva e do artesanato em lã crua como patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul. A solenidade marcou, também, a abertura da Semana Municipal de Turismo de Bagé.

O projeto foi realizado pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), financiado pela Secretaria Estadual de Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. “Este é um grande esforço coletivo que vem se tornando cada vez mais forte. São dois projetos concomitantes que estão abrigados hoje aqui e que, futuramente, serão a base do nosso Museu Regional da Lã, que será instalado nas dependências da antiga Cooperativa Bageense de Lã, onde também está localizado o Arquivo Público Municipal”, comenta a coordenadora municipal de Turismo, Silvana Carvalho.

A exposição Fio da Meada, aberta também hoje, conta com mostra do trabalho de quatro artesãs da região que também ministrarão oficinas no local. “Essas mulheres artesãs viveram o artesanato ainda crianças, ajudando sues pais nas lidas campeiras, onde a manualidade é preponderante para a manutenção das propriedades rurais do Rio Grande do Sul”, explica a museóloga e gestora cultural da Pangea, Letícia de Cássia.

“É de fundamental importância que se tenha uma referência para este artesanato maravilhoso que são feitos a partir da lã do nosso Pampa. O lançamento deste projeto hoje tem tudo a ver com aquilo que a gente está buscando para a região à nível de turismo. O turista quando vem pra cá, ele quer conhecer tudo o que temos de melhor. E o nosso artesanato em lã ele é referência no Rio Grande do Sul e no Brasil. Então eu vejo que isso é um sonho que passa a ser realidade”, comenta a coordenadora da Instância de Governança Regional, Clori Peruzzo.

O Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS está localizado na avenida Santa Tecla, nº 2.780.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br