MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Embrapa busca parceiros para finalizar tecnologia de produção de bacon ovino

Derivado cárneo é curado e defumado a partir de um corte específico da barriga de animais mais velhos

Em 25/09/2021 às 12:17h

por Redação JM

Embrapa busca parceiros para finalizar tecnologia de produção de bacon ovino | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

A Embrapa Pecuária Sul convida empresas e associações/cooperativas para conhecer a linha de trabalho em tecnologia de produtos cárneos, com foco no bacon de carne ovina. A ideia é realizar uma rodada de negócios, e os interessados poderão assumir a corresponsabilidade pela adaptação à escala industrial, validação técnica e comercial, visando futura exploração comercial desse produto cárneo.

Conforme o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, o objetivo é o estabelecimento de uma parceria entre a Unidade de pesquisa e a empresa selecionada, que vai receber todo o know how para produção do bacon ovino, desenvolvido em escala experimental por uma equipe de pesquisadores da área de ciência e tecnologia de carnes, no âmbito do projeto Aprovinos (projeto Aproveitamento Integral da Carne Ovina).

Os interessados devem se manifestar até o dia 22 de outubro de 2021, enviando e-mail para cppsul.chtt@embrapa.br, indicando o nome e endereço da empresa/organização, e um telefone para contato. Logo após essa data, a Embrapa Pecuária Sul entrará em contato para agendar uma reunião, visando identificar as oportunidades, possibilidades de trabalho conjunto, e negociar possíveis parcerias.

Iniciativa

O bacon ovino é um derivado cárneo curado e defumado feito a partir de um corte específico da barriga de ovinos mais velhos. Os dois tipos de bacon ovino desenvolvidos na Embrapa Pecuária Sul passaram por testes de aceitabilidade com consumidores e receberam notas acima de 7, o que demonstra que o produto foi aceito pelos avaliadores. “O bacon ovino desenvolvido na Embrapa Pecuária Sul permite que o processo tecnológico empregado transforme a carne ovina em um produto com sabor diferenciado, ofertando novas opções de derivados cárneos ao consumidor e uma experiência sensorial única”, destacou a analista da Unidade de pesquisa, que trabalhou no projeto Aprovinos, Citieli Giongo.

Além do bacon, o projeto Aprovinos desenvolveu outros diversos produtos à base de carne ovina, como copas, presuntos (já em fase de industrialização), mortadelas, patê, hambúrguer, linguiça, sarapatel, buchada e pertences de feijoada.

Todos os produtos são feitos com categorias animais com pouco valor comercial hoje, como animais mais velhos e de descarte, porém com qualidade nutricional elevada. A inspiração para o desenvolvimento dos produtos veio de derivados de carne suína, que são conhecidos e apreciados pelo consumidor. Para chegar a esses produtos, foram dez anos de pesquisas em áreas como processo de salga, cura, defumação e maturação.

O projeto tem como um dos objetivos o fortalecimento da cadeia da carne ovina, a partir da promoção de novas alternativas de produtos à indústria, comércio e consumidores finais, além de proporcionar mais uma alternativa de mercado aos ovinocultores.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br