MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Aprovada proposta de Mainardi para criação de subcomissão sobre piso regional

Em 30/09/2021 às 06:50h

por Redação JM

Aprovada proposta de Mainardi para criação de subcomissão sobre piso regional | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colegiado aprovou criação da subcomissão em sessão realizada na quarta-feira / Foto: Reprodução / ALRS | Agência ALRS

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa aprovou, na quarta-feira, 29, o requerimento do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, que prevê a instalação de uma subcomissão para debater políticas de valorização do salário mínimo pago no Rio Grande do Sul. A subcomissão, que será instalada assim que tiver a composição definida, deve ser lançada em uma audiência pública sobre o tema, para a qual serão convidadas representações do poder público, dos trabalhadores, de empresários e especialistas.

Mainardi explica que a intenção é ampliar o debate sobre o piso salarial estadual. “Esta política foi criada pelo ex-governador Olívio Dutra aqui no Rio Grande do Sul e visava a dar maior valor ao trabalho dos nossos trabalhadores. Com o tempo, entretanto, o salário mínimo regional foi perdendo valor em relação ao salário mínimo nacional. Entendemos que um salário maior impacta positivamente na economia. E temos dados que comprovam isso, com o crescimento econômico superior do estado, tanto no governo de Olívio quanto no de Tarso, que também valorizou o salário mínimo regional”, justifica.

O Piso Salarial Estadual recebeu seu último reajuste há dois anos. Em 2021, o governo do Estado enviou à Assembleia um projeto de lei que estipula reajuste de 2,73% para o piso, equivalente a 50% da variação do INPC nacional no ano de 2020, o que significará uma perda no valor real do salário. Mainardi também é o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do projeto do Executivo e protocolou, junto com a bancada do PT, uma proposição que prevê um reajuste automático para o mínimo regional equivalente à inflação mais o PIB de dois anos antes.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br