MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Empresas aguardam movimento do Dia das Crianças para projetar vagas temporárias em Bagé

Em 30/09/2021 às 09:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Empresas aguardam movimento do Dia das Crianças para projetar vagas temporárias em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sindilojas realiza pesquisa junto ao comércio | Foto: Tiago Rolim de Moura

O Sindicato dos Lojistas de Bagé (Sindilojas) está realizando uma pesquisa no comércio bajeense para estimar o número de vagas temporárias e contratações para o final de ano. A maioria das empresas pesquisadas ainda não têm projeção de vagas e deve aguardar o movimento do Dia das Crianças (12 de outubro) para vislumbrar contratações.

Conforme o presidente do Sindilojas,  Nerildo Lacerda, já foram consultadas cerca de 60 empresas e até agora nenhuma confirmou contratação para o final do ano. "Todas disseram que ainda é cedo para estimar”, disse.  Ele informou que Bagé tem cerca de mil lojas, entre médias e grandes.

Lacerda salienta, entretanto, que em nível de estado existe uma estimativa positiva para as vagas temporárias e que devem ser gerados em torno de 35,2% postos a mais do que no ano passado. O presidente do Sindilojas ressalta que o Dia das Crianças não é uma data expressiva como o Natal e Dia das Mães.

Levantamento no Estado

Segundo a Pesquisa de Empregos Temporários 2021, realizada pela Fecomércio nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas, 33,4% dos estabelecimentos abordados têm a intenção de contratar trabalhadores temporários. A seleção de trabalhadores temporários será realizada no próprio estabelecimento em 79,1% dos casos.

A Fecomércio informou que a contratação de temporários deve representar incremento de 35,2% na força de trabalho dos estabelecimentos, uma quantidade levemente superior à contratada no ano passado.O  presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn informou que o ano de 2021 foi muito melhor para o emprego no varejo do que 2020. “A boa notícia é que, conforme as expectativas dos empresários do comércio contatados pela pesquisa, 42,1% dos trabalhadores contratados como temporários possuem chance de efetivação após o final de seu contrato”, salienta.

A pesquisa também mostra que o processo seletivo, em 55,6% dos estabelecimentos, contará com algum tipo de exigência para o preenchimento das vagas. Entre as exigências, a mais frequente é a experiência (56,1%) seguida de grau de instrução (39,3%). A maior parte (89,6%) dos estabelecimentos que pretende contratar temporários deverá fazê-lo para a atividade de vendas/comercial. Em segundo lugar, aparece para a função caixa/crediário, 20,5%. A pesquisa revelou também que a falta de qualificação dos candidatos é apontada por 43,6% como uma dificuldade para contratação.

Mais da metade (53%) dos entrevistados teve a intenção de contratar afetada pela crise do coronavirus; nesse grupo o efeito predominante foi de redução na intenção de contratar, conforme apontaram 71,6% dos que sentiram efeitos da crise. A pesquisa conclui que, apesar do ano de 2021 não ter contado com interrupções tão severas da atividade econômica como o ano de 2020, é indiscutível que ainda está longe da normalidade. Os hábitos de consumo das pessoas mudaram, a renda sofreu uma profunda queda e a incerteza cresceu significativamente. Diante desse novo cenário, várias empresas se viram obrigadas a remanejar a força de trabalho e a adotar medidas de redução de custos. Quando questionados sobre os efeitos da crise na estrutura de funcionários da empresa 68,8% afirmaram terem sido forçados a implementar alterações na força de trabalho em virtude da pandemia.

O resultado da pesquisa foi baseado na análise das intenções de contratações com vistas a atender o aumento de demanda habitual do final do ano, o perfil do trabalhador contratado e as características da contratação. A técnica utilizada foi a de entrevistas in loco em estabelecimentos dos segmentos selecionados. Foram abordados 1154 estabelecimentos para compor a amostra de 385 estabelecimentos que responderam que pretendiam contratar ou que haviam contratado no ano corrente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br