MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi deve entregar reivindicações de servidores das escolas agrícolas ao governador

Em 01/10/2021 às 16:29h

por Redação JM

Mainardi deve entregar reivindicações de servidores das escolas agrícolas ao governador | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Demandas foram debatidas em audiência pública / Foto: Reprodução /JM

Servidores de escolas agrícolas do Rio Grande do Sul manifestaram com o fim das gratificações por insalubridade e com o adicional por difícil acesso, durante audiência promovida pela Comissão de Educação Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, na sexta-feira, 1º. O debate foi proposto pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, que preside o colegiado.

Diretores, professores e servidores das escolas agrícolas, representantes de entidades e sindicatos das categorias, deputados e representante do Executivo participaram da audiência. O presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola, Fritz Roloff, definiu a situação como grave, por repercutir sobre o moral dos servidores. “Estamos apavorados. Não é só a baixa remuneração, mas a perda de profissionais, que recebem salários baixos.”, afirmou. “Sem os adicionais, a motivação diminui muito. Como os professores vão incentivar a permanência dos jovens no campo se o ambiente de trabalho é de melancolia e tristeza”, refletiu.

A coordenadora pedagógica da escola agrícola de Dom Pedrito, Adriana Saraiva, ilustrou a realidade vivida pelos servidores. “Dois profissionais com mestrado e doutorado ficaram sabendo do salário real quando ingressaram na escola. Um ficou dois dias, outro quatro. Como nós vamos conseguir manter estes profissionais nas escolas?”, questionou. Para ela, a retirada da insalubridade não condiz com a legalidade porque, segundo ela, muitas atividades são insalubres. Além do mais, segundo a servidora, muitos profissionais realizam ações que não estão estabelecidas em seus contratos, como técnicos agrícolas.

Na mesma linha, o presidente do Conselho dos Diretores das Escolas Estaduais Agrícolas, Luiz Carlos Cosmam, salientou que existem muitas carências em recursos humanos nas escolas, que pioram todo o ano. “O governo não investe e, parece, não entende que as escolas técnicas existem para garantir o futuro dos trabalhadores rurais, que colocarão comida na mesa dos gaúchos e brasileiros”, diz. “Estamos trabalhando com estruturas antigas e inadequadas”, conclui.

A representante da secretária estadual de Educação, Cleusa Flesch, informou que a retirada da insalubridade não é nem ilegal, nem exclusiva dos técnicos agrícolas, já que a lei em vigor desde o ano passado vale para todos os servidores. Segundo ela, entretanto, o governo está atento às questões levantadas pelos servidores na audiência e reconhece a especificidade das escolas técnicas agrícolas. Não adiantou, entretanto, qualquer medida no sentido de sanear os problemas relatados pelos professores e técnicos.

Para Mainardi, que requereu e presidiu a audiência, o debate serviu para confirmar não apenas a importância das escolas técnicas agrícolas, mas a necessidade de reverter a atual situação, que afeta fortemente a renda e a disposição de trabalho dos servidores. “As escolas técnicas agrícolas são fundamentais para os trabalhadores do campo. Os servidores já ganham pouco. Qual a lógica de retirar o direito à insalubridade e ao adicional por difícil acesso? Corremos o risco até de fechamento de escolas com essa realidade”, alerta.

O parlamentar acredita que a situação pode gerar, também, perdas futuras para o Estado. “A retirada da insalubridade acaba gerando ação trabalhista. É um direito constitucional. Eu lamento que o Tribunal de Contas não se atente a isso. Quando o estado dá um tipo de calote como esse e o Tribunal se omite o resultado são ações trabalhistas que podem gerar prejuízos bilionários. Hoje já temos mais de R$ 15 bilhões de precatórios, que foram originários de ações como estas.”, afirmou Mainardi.

O principal encaminhamento da reunião foi apresentar ao governador Eduardo Leite, do PSDB, a realidade dramática das escolas agrícolas. O deputado Mainardi vai formular um documento com base nos depoimentos da audiência pública e buscar um encontro com o governador para entregar as reivindicações da categoria. Também participaram da audiência pública os deputados Beto Fatinel, do MDB, vice-presidente da Comissão de Educação, e Issur Koch, do Progressistas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br