MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Alunas de escola de Ginástica Rítmica de Bagé participam da Copa Brasil on-line

Em 02/10/2021 às 15:16h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Alunas de escola de Ginástica Rítmica de Bagé participam da Copa Brasil on-line | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ginastas que irão participar do eventoFoto: Divulgação

Durante três dias, 20 atletas da Escola de Ginástica Rítmica Amanda Barbareto, de Bagé, irão participar da Copa Brasil on-line de Ginástica Rítmica, nas categorias mirim, pré-infantil, infantil e open +13.  As meninas irão se apresentar neste sábado e domingo, a partir das 8h, com transmissão através do Youtube.

Irão participar do evento as atletas Helena Nunes, Nahuanny, Camila Vilar, Maria Júlia Suñe, Cecília Ustra, Vitória Costa, Maria Flor Sá, Rafaela Xavier, Cecília Silveira, Isabela Viero, Helena Zilá, Luíse Médice, Antônia Brasil, Renata Williams, Eduarda Tavares, Camila Albano, Kauãne Ramires, Sofia Costa, Maria Eduarda Avancini e Mariana Pinho.

De acordo com Amanda, a Ginástica Rítmica (GR) é um esporte olímpico regido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) e, no Brasil, pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). É reconhecida internacionalmente por ser uma modalidade predominantemente feminina e de muita elegância, onde são desenvolvidos exercícios de força, flexibilidade, equilíbrio,  passos de dança e manejo com aparelhos (corda, bola, arco, fita e maças).  Ela salienta que a GR é um esporte competitivo, onde ao final das apresentações individuais ou em grupo de cinco atletas, recebem uma nota de um conjunto de jurados que, ao final do ciclo de apresentações, a nota mais alta é consagrada campeã.

Conforme a treinadora, a Ginástica Rítmica na Rainha da Fronteira não é pioneirismo da Escola de Amanda Barbareto. Nos anos 1990, recorda, a professora Cláudia Lignon desenvolveu projetos na área. No entanto, o projeto da escola nasceu de um sonho. Ela conta que é natural do Rio de Janeiro e foi atleta desde os oito anos no projeto da Cooperativa de Economia e Credito Mutuo de Empregados Furnas (CECREMEF) de Angra dos Reis . “Iniciei na escolinha onde com muito treinamento cheguei ao alto rendimento competindo por toda a cidade maravilhosa”, disse.

Como toda a empresa privada, a treinadora comenta que começou seu projeto aos poucos, em meados de 2019. O local para desenvolver a modalidade foi o grande desafio, uma vez que é necessário espaço e altura para os treinamentos, mais especificamente de um ginásio para que os aparelhos de ginástica rítmica sejam lançados para o alto e retomados pelas atletas. “No início do projeto dividimos horários em quadras de fustal, onde a situação era insustentável, uma vez que a procura começou a ser cada vez maior e os horários passaram a ser incompatíveis com a prática do futsal das quadras”, relata. Amanda lembra que no início tinha que desmontar a área de treinos às pressas para não atrapalhar os jogos.  

O espaço próprio só chegou em 2020. Ela conta que para que a modalidade cresça na Rainha da Fronteira e seja referência foi preciso alçar voos mais altos, expandindo com mais professores, cursos, estrutura. “Queremos levar nossas atletas até o limite dos seus sonhos, seja para treinar para realizar uma atividade física, desenvolver o espírito esportivo, melhorar autoestima, sejam eles chegar ao alto rendimento, se tornando uma ginasta profissional”, frisa

A treinadora ressalta que a escola tem como missão “Aqui, a finalidade é o encantamento”. “Toda a atleta, independentemente da idade ou nível em que se encontra, deve sair do treino encantada, feliz, porque respeitamos a individualidade de cada uma delas", frisa.

Na atualidade, a escola conta com 155 alunos, divididos nas modalidades Ginástica Rítmica (com maior número de praticantes) da iniciação ao nível intermediário (onde elas são submetidas a seção de treinos mais fortes e possuem acompanhamento multidisciplinar estando aptas a competir), o Ballet, Ritmos e Fitdance. A Escola fica situada na Rua Senador Salgado Filho, nº 764, bairro Floresta. Contatos:  @escoladegr.amandabarbareto e Whatsapp (53) 991618659.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br