MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara inicia debate sobre proposta que muda cobrança do IPTU

Em 06/10/2021 às 07:00h

por Redação JM

Câmara inicia debate sobre proposta que muda cobrança do IPTU | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Secretário detalhou proposta na Comissão de Constituição e Justiça / Foto: Reprodução /JM

O Legislativo bajeense iniciou a análise do projeto de lei que dispõe sobre a propriedade territorial, institui a planta genérica de valores e estabelece critérios de apuração do valor venal dos imóveis, através da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). O colegiado recebeu o secretário municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos, Cristiano Ferraz, para debater a proposição apresentada à Câmara, na semana passada, pelo governo municipal.

A agenda representa o início da tramitação da matéria no Legislativo. O projeto deve ser votado, em plenário, na última semana de outubro. O presidente da Câmara, vereador Augusto Lara, do PTB, explica que o prazo, solicitado pelos integrantes da base, para permitir a ampliação do debate, também permite a apresentação de emendas por parte dos parlamentares.

O secretário detalhou aspectos do projeto, destacando que o processo de elaboração da proposta envolveu 16 mil avaliações realizadas pelo setor de ITBI entre 2012 e 2017. O trabalho resultou na elaboração de um mapa de valores, avançando para uma segunda etapa, que inclui a definição de valor de cada tipo de construção. Além de isenções, a projeção do governo estima que 21 mil contribuintes podem ter redução de valores.

Parlamentares da oposição, a exemplo de Lelinho Lopes e Flavuis Dajulia, do PT, já manifestam preocupação com os reflexos da proposta sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), adiantando posição contrária a aumentos. A reunião da comissão, que não foi transmitida, chegou a ser temporariamente interrompida para conter os ânimos.

Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, argumenta que “quanto mais estiver atualizado o valor do metro quadrado do imóvel urbano, mais próximo o IPTU estará da justiça tributária individual”. Pela proposta do governo, imóveis cujo valor venal não seja superior a 56,24 Unidades de Referência Padrão (URPs) ficarão isentos. Pela tabela atualizada, a isenção seria aplicada a imóveis com valores venais de R$ 66.125,30.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br