MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi e Edemundo ajustam mobilização por projeto que disponibiliza recursos para ovinocultura

Em 06/10/2021 às 07:05h

por Redação JM

Mainardi e Edemundo ajustam mobilização por projeto que disponibiliza recursos para ovinocultura | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, encontrou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, na terça-feira, 5, para tratar do projeto que apresentou na Assembleia Legislativa garantindo às entidades representativas do setor a gestão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos). A proposta já foi aprovada pelas comissões técnicas do parlamento gaúcho.

O Fundovinos, que é composto por contribuições da indústria da carne e da lã de ovinos e arrecada cerca de R$ 1,5 milhão por ano, tem como objetivo fomentar a produção, a comercialização e o consumo de carne, lã, leite e outros derivados de ovinos. O Rio Grande do Sul possui um rebanho de quatro milhões de ovinos, segundo maior do país, e cerca de 52 mil produtores. Grande parte da produção está concentrada nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste do estado.

“Atualmente, os recursos do Fundo são destinados ao Caixa Único do Estado e não têm garantias de aplicação no setor. Meu projeto quer garantir que esses recursos sirvam para o que foram previstos que é o desenvolvimento da ovinocultura. Temos entidades sérias e próximas aos produtores que podem gerir esses recursos e investir naquilo que interessa”, explica Mainardi. “A Arco é uma delas”, conclui o parlamentar.

Gressler classifica a aprovação do projeto como muito importante para o setor. “Precisamos ampliar o rebanho e melhorar a qualidade da carne e da lã que produzimos. Ter essa disponibilidade para desenvolver programas nesse sentido será fundamental para estes objetivos”, diz.

O presidente da Arco enfatiza o fato de que a ovinocultura é uma atividade que engloba pequenos, médios e grandes produtores e nesse sentido tem uma grande representatividade na produção rural gaúcha. O projeto já está na ordem do dia, mas enfrenta resistências do Executivo para ser votado. No encontro, ficou definido a mobilização do setor ovinocultor para sensibilizar os parlamentares e o próprio Executivo sobre a importância da aprovação do projeto para os produtores.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br