MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

O adeus à idealizadora do Arte na Vitrine

Em 07/10/2021 às 00:15h
Viviane Becker

por Viviane Becker

O adeus à idealizadora do Arte na Vitrine | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Norma Vasconcellos deixa seu legado marcado na história de Bagé

A artista plástica Norma Vasconcellos partiu para outro plano, na madrugada de terça-feira, vítima de câncer. Uma mulher de personalidade forte e jeito meigo que marcou definitivamente a arte bajeense, mantendo-se ativa até pouco tempo. Mãe amável da Stela e do Bruno, vó carinhosa do David e do Bento, esposa apaixonada e companheira do Théo. Sua linda trajetória a fez uma artista respeitada pela crítica e admirada e reconhecida por todos, sendo referência para todos os amigos de profissão.

Inserida em vários grupos e movimentos, lutava por seus ideias. Seus traços característicos traziam à tona a beleza das cores fortes, que versavam entre paisagens florais delicadas, outras claramente estruturadas por linhas geométricas. Ao longo de sua carreira, foram várias fases exploradas pela artista - que passava das formas mais definidas, as imagens e prédios históricos sob telas que emanavam cores intensas e delicadeza impar.

"Seu legado para Bagé é imenso, para a cultura e arte, ficamos órfãos, da sua poesia, suas pinturas, seus textos e a participação atuante em tantas entidades", relembrou a amiga Janine Pinto.

Com uma arte sofisticada, Norma alcançou o reconhecimento reservado a poucos artistas. A Aciba teve a honra de homenageá-la em várias ocasiões, enaltecendo seu eterno feito que jamais será esquecido, a criação do Arte na Vitrine. Uma ação que uniu com maestria a arte ao empresariado, proporcionando visibilidade aos talentos artísticos de Bagé e acesso à comunidade, popularizando a arte, que, a partir da sua ideia, passou a ser exposta nas vitrines das lojas da cidade.  

De forma carinhosa, Elvira Nascimento compartilha com nossos leitores, ao lado, um texto escrito há alguns anos, para a amiga com a qual cultivou uma amizade de mais de 50 anos. Todas as lembranças dos últimos dias são singelas perto do legado que ela deixa para a arte e para a cultura bajeense.

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Porta do Sol Ontem
Empório AZ Ontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br