MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara de Bagé realiza sessão especial em alusão ao Outubro Rosa

Em 08/10/2021 às 08:00h

por Redação JM

Câmara de Bagé realiza sessão especial em alusão ao Outubro Rosa | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A Câmara de Bagé, através dos vereadores Rodrigo Fialho, do PTB, Cáren Castêncio, do PT, e Omar Ghani, do Progressistas, realizou uma sessão especial para que a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) explanassem seus serviços de apoio ao Outubro Rosa, mês de conscientização internacional em relação a detecção precoce do câncer de mama. A agenda, realizada na manhã de quinta-feira, 7, contou com a presença da Presidente da Liga, Inez Xavier de Bem, a Vice-Presidente, Márcia Ivanoff, a Psicóloga da Aapecan, Francione Souza.

De acordo com Fialho, um dos proponentes da sessão, o objetivo do convite para que estas instituições explicassem suas funções é conscientizar a população a respeito da detecção prematura do câncer. “O Outubro Rosa é um mês de alusão ao câncer, entretanto essa é uma pauta que deve ser lembrada durante todo o ano”, destacou o edil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa o primeiro lugar em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Fialho ainda salientou a atuação da Casa de Hospedagem e do novo prédio da Radioterapia. “São serviços que atendem inúmeras pessoas que fazem o tratamento fora de Bagé e não teriam onde ficar, além da Radioterapia que irá atender de 80 a 120 pessoas por dia da nossa região”, enfatizou o petebista.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer discursou sobre o funcionamento e o serviço de assistência oferecido pela entidade. “A Liga é uma senhora de 63 anos e os nossos recursos não provém de nenhum ente federativo, nós fornecemos remédios e comida para os pacientes carentes portadores de câncer”, ressaltou Inez. Conforme a Presidente, a Liga depende de ações solidárias para arrecadação do capital. “Nós fazemos pedágios, briques, feiras de doce e parcerias para manter nossos gastos com farmácia que chegam em R$ 20 mil por mês”, pontuou Inez.

A psicóloga da Aapecan também manifestou o trabalho realizado pela organização no auxílio do tratamento de pessoas com câncer. “Nosso trabalho é focado na ação social dos pacientes e apoio psicológico. Nesse quesito, não atendemos somente os usuários, mas os familiares também”, apontou Francione. Segundo ela, a depressão desencadeada pelo câncer precisa ser debatida. “Nós temos esse trabalho de acolhimento e não deixamos ninguém sair sem uma resposta”, sublinhou Francione.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br