MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

HGuBa inicia campanha de conscientização para controle do câncer de mama

Em 08/10/2021 às 09:54h

por Redação JM

HGuBa inicia campanha de conscientização para controle do câncer de mama | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Alinhadas às políticas públicas do Ministério da Saúde para a conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, o Hospital de Guarnição de Bagé (HGuBa) iniciou a campanha Outubro Rosa, com a finalidade de alertar quanto à importância da saúde da mulher.  A fachada do prédio foi iluminada de rosa, mostrando a toda sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer do colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Embora existam fatores de risco não modificáveis, a detecção precoce é fundamental neste processo. Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. 

Além de estarem atentas ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica. A melhor arma é a prevenção. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. 

Atenção aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama
- Nódulo (caroço) duro, em geral fixo e indolor; 
- Endurecimento de partes da mama; 
- Mudanças na pele da mama; 
- Alterações no mamilo; e 
- Nódulo no pescoço ou nas axilas 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br