MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura busca retomada de construção da Estação Cidadania e Cultura

Em 09/10/2021 às 12:15h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Prefeitura busca retomada de construção da Estação Cidadania e Cultura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

Mesmo com a obra parada, a Prefeitura de Bagé publicou o pregão eletrônico 075/2021 para a aquisição  de acervo bibliográfico para ser utilizado na Estação Cidadania e Cultura,  antigo Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU), no bairro Ivo Ferronato. A construção da praça está em fase de conclusão e, entre outros espaços, terá uma biblioteca para onde serão destinados os livros adquiridos.

A compra  faz parte do plano de trabalho e os livros são para atender as crianças que utilizarão a praça. São 77 títulos diferentes. O critério de julgamento do certame é o menor preço por item. As propostas são recebidas até as 8h15 do dia 14 de outubro e a abertura dos envelopes ocorre às 8h30 do mesmo dia.

A Prefeitura de Bagé assinou um termo de compromisso com o Governo Federal para a construção da Estação Cidadania. O espaço vai integrar programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. O objetivo do programa é promover cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. Quando pronta a praça deve beneficiar cerca de cinco mil famílias moradoras do bairro Ivo Ferronato e de bairros vizinhos ao redor da praça.

O pregão eletrônico pode ser acessado em www.pregaobanrisul.com.br. O edital e os anexos estão disponíveis na aba “Licitações” do site www.bage.rs.gov.br. Informações podem ser solicitadas por meio do e-mail licitacoes@bage.rs.gov.br.

Histórico

Após vários anos e muitos problemas, a empreitada foi retomada em 2019, mas, devido à pandemia, precisou pausar. Em novembro de 2020, a empresa Catarinense, responsável pela finalização a estrutura, chegou a retomar a construção, mas não concluiu.

Conforme o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Ronaldo Hoesel, a Prefeitura está discutindo com a empresa responsável a retomada da obra e não tem previsão para a conclusão. “Desde janeiro estamos tentando finalizar, mas a empresa não dá retorno. Já fizemos várias notificações e devemos romper o contrato e realizar nova licitação. Estamos aguardando decisão jurídica do tema”, disse.

A estação Cidadania e Cultura será administrada pela Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel). No local, haverá um Cine Teatro, biblioteca, quadra poliesportiva, pista de caminhada e também será sede do Centro de Referência em Assistência Social  (CRAS) do bairro. O espaço também irá disponibilizar uma sala de informática e, para isso, a Prefeitura já adquiriu, 15 computadores e duas impressoras.

A Estação Cidadania e Cultura faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e estava orçada inicialmente em R$ 1,9 milhão. A empreitada iniciou em 2013 e parou em 2015 porque a empresa responsável na época teria utilizado materiais que não estavam previstos na construção.

O prazo para conclusão da praça encerraria no dia 30 de dezembro de 2017. No entanto, o município conseguiu postergar esse limite duas vezes, uma ainda em 2017 e outra em 2018. A obra deveria ter sido finalizada em abril de 2020, mas, devido à pandemia, ficou paralisada por alguns meses. A  construção  já estava com mais da metade do cronograma cumprido. Porém, os trabalhos foram afetados em janeiro  de 2018, quando houve uma depredação no prédio, que teve as portas, janelas e parquet de uma das salas arrancados e furtados. O gesso foi quebrado e, em algumas peças, foi ateado fogo. A área atingida possui cerca de três mil metros quadrados.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br