MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto que altera cobrança do IPTU será debatido em audiência pública

Em 12/10/2021 às 16:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Projeto que altera cobrança do IPTU será debatido em audiência pública | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeitura garante que novo método busca justiça tributária Foto: Tiago Rolim de Moura

A alteração da modalidade de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será debatida na quarta-feira, na Câmara de Vereadores. O projeto de lei apresentado em setembro, enfrenta oposição entre alguns setores. O texto prevê revisão da base de cálculo dos imóveis situados no município; institui a Planta Genérica de Valores (PGV); redução de alíquotas do imposto; fixar critérios de apuração para cálculo do tributo e garantir justiça tributária.

O secretário de Economia, Finanças e Recursos Humanos, Cristiano Ferraz, defende que as principais mudanças do projeto, definido pelo governo como proposta de justiça tributária, envolvem a correção da base de cálculo do IPTU, que, segundo ele, está historicamente errada em Bagé, causando injustiça fiscal. “Com a correção, imóveis na mesma situação vão passar a pagar o mesmo valor”, destaca.

Ferraz explica que o cálculo é feito multiplicando o valor venal do imóvel pela alíquota. Os valores venais foram corrigidos de acordo com uma pesquisa que avaliou aproximadamente 16 mil imóveis. As alíquotas do IPTU hoje vão de 0,8% até 1,2% para imóveis prediais e ficarão entre 0,4% e 1%. No caso dos terrenos, vão de 2% até 5% e passarão para 2% até 4%. “Estes são os menores valores entre diversos municípios, como Santa Maria, Porto Alegre, Dom Pedrito, Passo Fundo e Santana do Livramento”, exemplifica.

Ferraz aponta que, com a aprovação da nova medida, o IPTU vai baixar e serão corrigidas as situações de injustiça, já que o cálculo será padronizado de acordo com valores objetivos. “A própria lei, agora, vai dizer o quanto cada um paga, de forma transparente. Além disso, 10.271 imóveis de menor valor ficarão isentos do pagamento do IPTU, incluindo todos os residenciais de Bagé”, aponta.

Por outro lado, o corretor de imóveis, Matheus Wild, é uma das vozes mais ativas contra a alteração. Ele relembra que já houve uma suba de 21% neste ano, alíquota superior às adotadas por outros municípios. Inclusive, ele aponta que haviam alternativas disponíveis para não onerar tanto os bajeenses, mas a gestão optou pela maior alíquota disponível. Contudo, mesmo com a suba expressiva, não houve retorno ao município. “A cidade não tem infraestrutura; o valor do IPTU não é investido na cidade, não é investido em calçamento, em asfaltamento, em ruas, em limpeza. É investido em outros fins”, avalia.

Sobre o atual projeto, ele aponta que a medida irá onerar moradores e empresários que atuam na zona central da cidade. No caso de empresas afetadas, o valor acaba sendo repassado ao consumidor, que acaba buscando alternativas de menor valor de produtos e serviços na internet. “É um retrocesso, porque onera ainda mais as empresas da cidade, que já atuam com metas e valores muito apertados”, aponta.

Para Wild, existem outras maneiras de aumentar a arrecadação da prefeitura sem onerar a população. Um exemplo citado pelo corretor de imóveis é a redução de custos para atrair novas empresas para a cidade - o que gera uma cadeia de novos empregos e, consequentemente, dinheiro circulando.

Ele aponta que o projeto de lei vai, justamente, na contramão desse pensamento, já que inviabiliza o crescimento de empresas e diminui ainda mais os atrativos para instalação de novos empreendimentos, somando-se a outras questões estruturais que também dificultam a instalação, como localização geográfica longe de grandes centros, escassez de água e dificuldade energética.

E não apenas a suba do IPTU é citada por ele como um agravante: ele relembra que o aumento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que passou de 0,5% para 3%. “Dificulta, até mesmo, a compra de novos imóveis. Não se tem conversa, diálogo com o município sobre esses reajustes, apenas imposições dele”, afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br