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por Melissa Louçan
Serasa informa que pedidos de recuperação judicial caíram 34,5% em setembro
Os pedidos de recuperação judicial registraram baixa de 34,5% em setembro de 2021 na comparação com igual período de 2020. Segundo o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o mês marcou 57 solicitações ante as 87 feitas em setembro do ano anterior. A relação mensal (set/21 x ago/21) também mostrou recuo, esse de 48,6%. Todos os portes de empresas reforçaram as retrações. No entanto, os micro e pequenos negócios tiveram o maior número de requisições apesar de estarem em queda.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a facilitação do acesso ao crédito, renovada pelo Pronampe em julho deste ano, impactou positivamente os números do indicador. “Com a nova disponibilização das linhas de crédito específicas para micro e pequenos negócios, os empreendedores conseguiram colocar as contas em dia e manter a empresa funcionando”. No entanto, Rabi explica que “a melhora do índice não significa uma tendência, mas um alívio temporário, já que o cenário econômico atual de inflação e juros em alta ainda é bastante desafiador”.
No ano a ano os pedidos de falência caíram 8,5%. Foram 75 solicitações em setembro de 2021, contra as 82 feitas no mesmo mês do ano anterior. As micro e pequenas empresas se destacaram com o volume mais expressivo de pedidos (49). Na sequência estão os negócios de grande (15) e os de médio (11) portes. Na análise por segmento, o setor de Serviços também lidera, com 48 requisições.
Correios disponibiliza Inteligência de Geomarketing Endereçada para empresários
A pouco mais de um mês do maior evento de e-commerce do mundo — a Black Friday —, os Correios oferecem mais uma ferramenta capaz de alavancar negócios de diferentes segmentos produtivos. Essa poderosa base de dados é o serviço de Inteligência de Geomarketing Endereçada, agregada à Mala Direta. Ela permite aos pequenos, médios e grandes empreendedores o alcance de potenciais clientes, ao enviar a propaganda certa com maior precisão e melhor aproveitamento dos recursos de comunicação.
No sistema são filtrados os segmentos de público, bem como as regiões geográficas desejadas. Os dados estão divididos em 22 segmentos de comércio e oito características diferentes de residências, além de informações mais refinadas, que permitem um recorte mais adequado do público-alvo. A ferramenta também calcula a quantidade de endereços e define o tamanho da campanha — quantidade de peças e investimento estimado — o que facilita muito a preparação da divulgação a ser feita pela Mala Direta. Para contratar o serviço, basta o cliente acessar a plataforma no site dos Correios.