MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Bagé x Lajeadense: antes do tribunal, garantir no campo

Em 17/10/2021 às 09:56h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Bagé x Lajeadense: antes do tribunal, garantir no campo | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jalde-negro é obrigado a vencer para fazer cálculos antes do julgamento - Rodrigo Fatturi/Grêmio

Após a 4ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) ter reagendado para terça-feira (19) o julgamento, o Bagé ganhou um novo ânimo para a última rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Neste domingo (17), às 15h, enfrenta o Lajeadense, no estádio Pedra Moura, com a obrigação de fazer sua parte em campo, que é vencer.

Na quinta-feira (14), o Bagé seria julgado por acusação de escalação irregular de atletas em três jogos. Entretanto, o processo foi retirado de pauta em razão do São Gabriel, responsável pela denúncia, ter entregue mais de 100 folhas, já na véspera do julgamento. Então, foi remarcada uma sessão extraordinária virtual nesta terça-feira (19), às 15h, com transmissão do canal do TJD no YouTube, para tempo de análise desse novo material. Por conta disso, neste domingo, o Departamento de Competições da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) não declarará um rebaixado à Terceirona.

Em caso de punição, o Bagé perderia 12 pontos. E mesmo que isso se confirme na terça-feira (19), há uma combinação de resultados, no domingo (17), que livraria o jalde-negro (11 pontos e duas vitórias). No caso, teria que vencer o Lajeadense e torcer para que o São Gabriel (dois pontos e duas vitórias) perca para o Inter-SM, em casa. Qualquer resultado diferente rebaixaria o Abelhão para a Terceirona de 2022. E se o Bagé for absolvido, independente do resultado, quem estará rebaixado é o São Gabriel.

Entenda o caso

O jalde-negro foi enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode ser punido com a perda de 12 pontos, acompanhado por uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Para esclarecer a denúncia, é preciso, antes, entender o regulamento.

É permitida a utilização de até oito jogadores que tenham disputado a série A de algum estadual. E a denúncia contra o Bagé, movida pelo São Gabrel e oferecida pela Procuradoria do TJD, aponta que o clube teria usado nove jogadores, nessas circunstâncias, em três jogos: Lajeadense 1x0 Bagé (15 de agosto, 1ª rodada); Bagé 0x1 São Paulo-RG (19 de agosto, 2ª rodada) e Guarani-VA 1x2 Bagé (26 de agosto, 4ª rodada).

Conforme o art.214 do CBJD, a punição é de três pontos por cada jogo, mais os pontos que foram obtidos. No caso do Bagé, os 12 pontos são distribuídos da seguinte forma: nove pelos três jogos e os três da vitória sobre o Guarani-VA. O diretor Rafael Alcalde, que está provisoriamente a frente do clube, defende que essa irregularidade não se aplicaria ao Bagé, pois o atleta questionado pela denúncia atuou na fase “preliminar” da série A carioca, e não na fase principal.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br