MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Mainardi visita agroindústrias de Hulha Negra no Dia Mundial da Alimentação

Deputado acompanhou trabalho de unidades assistidas pelo programa Sabor Gaúcho, mantido pela Emater

Em 16/10/2021 às 15:33h

por Redação JM

Mainardi visita agroindústrias de Hulha Negra no Dia Mundial da Alimentação | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, é comemorado em mais de 150 países e marca a fundação da FAO, órgão da ONU para a alimentação e agricultura. Trata-se de um dia de conscientização sobre o acesso à alimentação de qualidade. Para marcar a data, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) cumpriu um roteiro de visitas, na sexta-feira (15), às agroindústrias de Hulha Negra que são assistidas pelo programa Sabor Gaúcho, mantido pela Emater.

O programa foi criado pela Lei 13.839, de 2011, e tem oportunizado apoio estatal para a organização de agroindústrias desde 2012, quando Mainardi era o secretário da Agricultura. Basicamente, o programa auxilia os pequenos produtores em toda a cadeia de produção, do manejo da matéria prima à comercialização.   

Mainardi foi acompanhado pelo vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto (PDT), da secretária de Agropecuária de Hulha Negra, Janice Silveira, do diretor do campus Bagé da Unipampa, Alessandro Bica, da diretora do campus Bagé do IFsul, Giulia Vieira, do chefe do escritório da Emater em Hulha Negra, Guilherme Zorzi, além de vereadores do município e outros técnicos da Emater. Foram visitadas as agroindústrias Pampalac, Zago, Rancho Alegre, Tia Zane, Tambero e Agromap, que produzem iogurtes, queijos, charque, embutidos e outros produtos.

Desenvolvimento sustentável

Para Mainardi, a evolução dos projetos das agroindústrias é evidente. “É muito bom ver esses empreendimentos florescendo nos assentamentos da reforma agrária”, diz. “Há 30 anos atrás foi necessária muita coragem a todas essas famílias. Hoje, nos mostram um caminho de produção, um futuro de crescimento para toda uma cadeia produtiva, que preserva equidade social e agrega valor aos produtos primários com uma visão de agroecologia e sustentabilidade”, comenta.

No interior de Hulha Negra funcionam oito agroindústrias e outras três entrarão em operação no próximo ano. A cadeia produtiva movimenta cerca de R$ 1 milhão/ano na economia local. “A produção das agroindústrias cresce a cada ano, o que incentiva a Prefeitura a investir mais”, comemora o vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto. Ao mesmo tempo, lamenta a diminuição da estrutura da Emater na cidade. “Tínhamos 14 profissionais na Emater, hoje temos seis”, reclama.

Do dia de campo nas agroindústrias de Hulha Negra ficou o acordo de que a integração entre as instituições de governo, pesquisa e assistência é fundamental para o crescimento deste projeto de desenvolvimento, que gera ocupação e renda no interior e fixa os jovens no campo.   

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br