MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Frente instalada em Bagé ganha forma de observatório do desenvolvimento regional

Em 18/10/2021 às 09:00h

por Redação JM

Frente instalada em Bagé ganha forma de observatório do desenvolvimento regional | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Deputado estadual Marcus Vinícius se reuniu com vereador Omar na sexta-feira

Durante agenda no Legislativo bajeense, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul, deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida, do Progressistas, adiantou que a Frente Parlamentar instalada na Câmara de Bagé, por proposição do vereador Omar Ghani, do Progressistas, deve se transformar em uma espécie de observatório do desenvolvimento regional. O colegiado, na prática, assume a função de acompanhar as ações desenvolvidas pela estrutura do parlamento gaúcho. “Foi a primeira Frente instalada no interior e já atua no monitoramento de ações e como facilitador”, pontua.

O turismo ocupa lugar de destaque na agenda do desenvolvimento local.  Marcus Vinícius explica que a Frente Parlamentar da Assembleia iniciou o debate sobre alternativas para estimular potenciais da região em agosto. O debate avançou em um segundo encontro, realizado na Expointer, em Esteio.

A Frente Parlamentar pleiteia, junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), linhas de financiamento adequadas à realidade da região. “O BRDE tem programas muito interessantes para as áreas de geração de emprego e renda, mas estão mais atrelados a uma realidade econômica macro, digamos. O que se precisa, muitas vezes, em Bagé, Dom Pedrito ou Livramento, é uma linha de financiamento para reformar um hotel”, exemplifica.

Além do financiamento para a rede hoteleira, o colegiado também busca linhas para cadeias que ganham espaço, a exemplo da olivicultura e da vitivinicultura. “Buscamos uma linha do banco para financiar produção de mais vinhedos na região, para custear a construção e também a ampliação das vinícolas que já existem”, detalha.

O deputado afirma que o diálogo com o BRDE avançou desde a Expointer, destacando que um programa pode ser apresentado até o final do ano, contemplando as demandas regionais. A expectativa é a presentar o resultado das articulações em uma agenda que começa a ser trabalhada com o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, do Progressistas, que é presidente da Assudoeste – Pampa Gaúcha, composta pelos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br