MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Após rebaixamento no tribunal, Bagé tem Copa FGF pela frente

Em 21/10/2021 às 13:15h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Após rebaixamento no tribunal, Bagé tem Copa FGF pela frente | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clube foi punido com perda de 12 pontos na tabela - Foto: Tiago Rolim de Moura

Por unanimidade dos auditores, a 4ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) condenou o Bagé com a perda de 12 pontos, por escalação irregular de atletas em três jogos, em sessão extraordinária virtual na tarde desta terça-feira (19). Com isso, o jalde-negro ficou com -1 ponto e está rebaixado para a Terceirona de 2022, livrando, ao São Gabriel, o descenso, que encerrou a primeira fase com cinco pontos.

Para o Bagé, resta, agora o recurso, que é por direito. Entretanto, uma reunião na noite de quarta-feira (20) serviria para decidir sobre o ingresso ou não da ação, além de assuntos gerais do clube. Nesse sentido, não está descartada a dispensa de alguns atletas, como forma de redução de elenco. Inclusive, também seria debatida a permanência da atual comissão técnica, comandada por Fabiano Daitx, até o término da Copa Dirceu de Castro (Copa FGF). Entretanto, até o fechamento desta edição, a reunião não tinha sido encerrada.

E por falar da Copa FGF, o Bagé ainda tem mais cinco jogos pelo returno da primeira fase. O primeiro deles acontece nesta quinta-feira (21), às 15h, contra o Riopardense, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Depois, na terça-feira (26), às 15h, enfrenta o Rio Grande, no estádio Pedra Moura, com portões fechados. Por fim, pega Grêmio-B (casa), São José (fora) e 12 Horas (casa). O jalde-negro está em terceiro no grupo C, com oito pontos, numa conjuntura de seis equipes. Passam para as quartas de final os dois primeiros de cada chave, mais os dois melhores terceiros.

O argumento do tribunal

Voltando para o julgamento, o jalde-negro foi condenado com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O regulamento permite a utilização de até oito jogadores que tenham disputado a Série A de algum estadual. E o TJD apontou que o Bagé utilizou acima do permitido em três jogos: Lajeadense 1x0 Bagé (15 de agosto, 1ª rodada); Bagé 0x1 São Paulo-RG (19 de agosto, 2ª rodada) e Guarani-VA 1x2 Bagé (26 de agosto, 4ª rodada). A punição foi de três pontos por cada jogo, mais os pontos que foram obtidos.

Por sua vez, a defesa do Bagé foi que, desses jogadores, dois deles (o goleiro Victor Brasil e o meia Talles Cunha) tinham jogado a fase preliminar da Série A1 do Carioca, e não a fase principal, conforma consta no artigo 24 do Regulamento da Divisão de Acesso. Portanto, não configuraria como irregularidade.

O desempenho na competição

O Bagé teve 14 jogos na Divisão de Acesso de 2021. Com aproveitamento de 26%, foram cinco empates, sete derrotas e apenas duas vitórias: 2 a 1 no Guarani-VA (26 de agosto, 4ª rodada) e 1 a 0 no São Gabriel (29 de agosto, 5ª rodada). A equipe também teve o pior ataque da competição, junto do Tupi (nove gols) e sofreu 17 gols.

Dois acontecimentos podem ser considerados na hora de avaliar o abalo no ambiente do estádio Pedra Moura. O primeiro foi a saída do técnico Claiton Santos, após três derrotas consecutivas no começo da competição. E o segundo, a renúncia de Fernando Figueira da presidência, trazendo à tona o desgaste interno entre os diretores e a dificuldade de gerir o clube.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br