MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Frente parlamentar debate futuro da mineração e da geração energética na Campanha gaúcha

Em 21/10/2021 às 07:00h

por Redação JM

Frente parlamentar debate futuro da mineração e da geração energética na Campanha gaúcha | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Paparico Bacchi, do PL, é o presidente do colegiado / Foto: Antonio Grzybowski/Especial JM

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou o requerimento para criação da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da região da Campanha. O documento, subscrito por 19 deputados, propõe avaliar o futuro da geração energética a partir das usinas termelétricas no Rio Grande do Sul, bem como a mineração de areia, pedras preciosas e de outros recursos minerais. A instalação da frente está marcada para o dia 8 de novembro, em Candiota. O presidente será o deputado Paparico Bacchi, do PL.

Matéria similar já esteve na pauta do parlamento gaúcho por meio de outra frente liderada pelo deputado Fábio Branco, do MDB, que renunciou ao mandato ao ser eleito prefeito de Rio Grande. O objetivo do trabalho anterior era avaliar o futuro da geração energética a partir das usinas termelétricas no Rio Grande do Sul e os novos aproveitamentos para o carvão mineral na indústria carboquímica.

Paparico Bacchi destaca a importância da continuidade das discussões sobre a matéria e o aprofundamento dos trabalhos. De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, o Rio Grande do Sul possui 28,5 bilhões de toneladas do carvão mineral. “Isso representa 90% do mineral brasileiro”, pontua o deputado. O parlamentar reforça ainda que o carvão mineral tem o seu uso, em maior parte, ligado à geração termelétrica e à aplicação industrial na geração de energia térmica no ramo metalúrgico, enquanto que a extração e uso da areia são fundamentais para o desenvolvimento de diversos setores produtivos e para o fortalecimento da economia gaúcha.

A Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da região da Campanha é composta por Paparico Bacchi, Capitão Macedo, do PSL, Gérson Burgmann, Juliana Brizola e Luiz Marenco, do PDT, Mateus Wesp, Zila Breitenbach e Pedro Pereira, do PSDB, Kelly Moraes, e Adolfo Brito, do PTB, Fran Somensi e Sérgio Peres, do Republicanos, Gilberto Capoani e Patrícia Alba, do MDB, Marcus Vinicius, do Progressistas, Elton Weber, do PSB, Any Ortiz, do Cidadania, Vilmar Lourenço, do PSL, e Neri o Carteiro, do DEM.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br