MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Mais de 600 quilômetros de estradas rurais receberam manutenção, diz Prefeitura

Em 28/10/2021 às 06:12h

por Redação JM

Mais de 600 quilômetros de estradas rurais receberam manutenção, diz Prefeitura | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obras, no momento, ocorrem na Serrilhada | Foto: Audrin Quadros/Especial JM

Bagé possui cerca de 1,5 mil quilômetros de estradas rurais, entre corredores e estradas principais. E, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, até o mês de outubro deste ano, já foram realizadas a manutenção em mais de 600 quilômetros de estradas rurais, entre encascalhamento, patrolamento e obras de drenagem.

A divulgação de prestação de contas do setor enumera que, somente no primeiro semestre de 2021, foram colocados 350 novos bueiros em diversos pontos do interior do município e mais de 1,5 mil cargas de cascalho.

O titular da pasta, João Pedro Finger, explica que existem alguns fatores que dificultam a agilidade do trabalho das equipes, como o período de chuvas, em que dependendo do terreno e do volume de água, os servidores precisam esperar cerca de quatro dias para retomar o trabalho, bem como o estado de conservação dos equipamentos que são bastante exigidos e cuja manutenção possui um alto custo.

“Estamos na Serrilhada. Vamos fazer o patrolamento colocando cascalho nos pontos mais crítico (...) Estamos com alguns problemas de manutenção, baixou alguns equipamentos. Não posso precisar o dia, porque dependemos de vários fatores, mas assim que tivermos disponibilidade iremos para a Joca Tavares, que está bem precária. É uma estrada de areia, então qualquer chuva ela precisa ser reestruturada. Tem a estrada da Igrejinha também”, comenta o secretário.

Nos últimos dias, equipes do Município também estiveram em pontos da região de Palmas, onde são mais de 400 quilômetros de corredores em situação precária, como em Olhos d’Água e em Higienópolis.

Os recursos para a manutenção das estradas do município são oriundos somente da arrecadação da Prefeitura. Para aumentar os valores destinados ao setor, foi sancionada a Lei do Fundo Estradas, que prevê a destinação de 50% da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR) para a manutenção destas vias. Já a compra dos equipamentos, que em sua grande maioria são máquinas pesadas que possuem um alto custo, são realizadas principalmente via emenda parlamentar. A Secretaria aguarda, por exemplo, o recebimento de um caminhão e uma motoniveladora que foram adquiridos por meio de uma emenda conquistada no ano de 2019.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br