Campo e Negócios
Mais de 600 quilômetros de estradas rurais receberam manutenção, diz Prefeitura
por Redação JM
Bagé possui cerca de 1,5 mil quilômetros de estradas rurais, entre corredores e estradas principais. E, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, até o mês de outubro deste ano, já foram realizadas a manutenção em mais de 600 quilômetros de estradas rurais, entre encascalhamento, patrolamento e obras de drenagem.
A divulgação de prestação de contas do setor enumera que, somente no primeiro semestre de 2021, foram colocados 350 novos bueiros em diversos pontos do interior do município e mais de 1,5 mil cargas de cascalho.
O titular da pasta, João Pedro Finger, explica que existem alguns fatores que dificultam a agilidade do trabalho das equipes, como o período de chuvas, em que dependendo do terreno e do volume de água, os servidores precisam esperar cerca de quatro dias para retomar o trabalho, bem como o estado de conservação dos equipamentos que são bastante exigidos e cuja manutenção possui um alto custo.
“Estamos na Serrilhada. Vamos fazer o patrolamento colocando cascalho nos pontos mais crítico (...) Estamos com alguns problemas de manutenção, baixou alguns equipamentos. Não posso precisar o dia, porque dependemos de vários fatores, mas assim que tivermos disponibilidade iremos para a Joca Tavares, que está bem precária. É uma estrada de areia, então qualquer chuva ela precisa ser reestruturada. Tem a estrada da Igrejinha também”, comenta o secretário.
Nos últimos dias, equipes do Município também estiveram em pontos da região de Palmas, onde são mais de 400 quilômetros de corredores em situação precária, como em Olhos d’Água e em Higienópolis.
Os recursos para a manutenção das estradas do município são oriundos somente da arrecadação da Prefeitura. Para aumentar os valores destinados ao setor, foi sancionada a Lei do Fundo Estradas, que prevê a destinação de 50% da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR) para a manutenção destas vias. Já a compra dos equipamentos, que em sua grande maioria são máquinas pesadas que possuem um alto custo, são realizadas principalmente via emenda parlamentar. A Secretaria aguarda, por exemplo, o recebimento de um caminhão e uma motoniveladora que foram adquiridos por meio de uma emenda conquistada no ano de 2019.