MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Clima seco permite avanço na colheita do trigo

Disponibilidade de radiação solar com temperaturas noturnas amenas foi considerada excelente para a região

Em 30/10/2021 às 06:30h

por Redação JM

Clima seco permite avanço na colheita do trigo | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

O predomínio de clima seco na semana que passou no Estado, propiciou o avanço dos trabalhos de colheita das lavouras de trigo no Rio Grande so Sul, que alcançou 28% da área total cultivada. De acordo com o Informativo Conjuntural publicado e divulgado quinta-feira, dia 28, pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 53% da área cultivada está em maturação, 18% em enchimento de grãos e 1% ainda em floração.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a Campanha teve excelente disponibilidade de radiação solar com temperaturas noturnas amenas, próximas dos 25°C durante o dia, o que vêm garantindo boas condições para fotossíntese. "Por outro lado, triticultores observaram aumento na população de pulgões nas lavouras, situação que vem sendo monitorada para tomada de decisão quanto ao uso de inseticidas antes de atingir um nível de dano. A sanidade foliar é mais satisfatória nas lavouras com nível mais elevado de manejo com pelo menos uma pulverização de fungicida, solos de melhor fertilidade e cultivares com resistência genética aos principais fungos e bactérias", menciona o levantamento.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a cultura vem apresentando bom desempenho e encaminhando-se para o período final do ciclo. No momento as lavouras atingem 80% da área total colhida e 20% madura e pronta para colheita. Na de Santa Maria, o percentual colhido é de quase 27%. Outros 70% estão em maturação e 3% em enchimento de grãos.

Na regional de Soledade, a cultura começou a ser colhida, com produtividades obtidas variando conforme a tecnologia utilizada. No entanto, em grande parte das lavouras, a qualidade e o poder germinativo do grão está abaixo do ideal para a indústria (mínimo de 95%) sendo o grão destinado para ração animal. As chuvas frequentes no final do ciclo causaram acamamento da cultura e reduziram a qualidade do grão.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a cultura está em estádio de colheita e, em média, vem apresentando bom potencial produtivo. Em Jóia, que possui a principal área cultivada da região, as lavouras apresentam menor potencial produtivo devido aos eventos climáticos adversos que comprometeram o bom desenvolvimento da cultura. Em Colorado, algumas lavouras surpreenderam com produtividade levemente superior a 2.500 quilos por hectare. Em Ibirubá, as primeiras lavouras colhidas apresentam síliquas bem desenvolvidas e grãos bem formados, resultando em bons níveis de produtividade.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br