MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Câmara Setorial discute situação da Pecuária de Corte e dos frigoríficos

Estoques de animais, entre machos e fêmeas, caíram 19,12% e 9,61%, respectivamente, entre 2018 e 2020

Em 05/11/2021 às 06:47h

por Redação JM

Câmara Setorial discute situação da Pecuária de Corte e dos frigoríficos | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

Dados sobre abate de animais, a criação de um novo Instituto e o programa Agregar Carnes RS estiveram na pauta da reunião virtual da Câmara Setorial da Pecuária de Corte, realizada na tarde de quinta-feira, dia 4.

O diretor executivo do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicardergs), Zilmar Moussalle, apresentou os dados de uma pesquisa realizada pela instituição que indicam que a ociosidade vem crescendo nos frigoríficos. Os motivos seriam a diminuição do rebanho gaúcho ao longo dos anos, a expansão das lavouras e as exportações de animais vivos para outros estados e para o exterior. Segundo ele, os estoques de animais, entre machos e fêmeas, caíram 19, 12% e 9,61%, respectivamente, entre 2018 e 2020.  “Isto causa impacto em diversas cadeias, no que gira em recursos no estado e no que se deixa de arrecadar em ICMS”, destaca Moussalle.

O engenheiro agrônomo Paulo Spannenberg apresentou o Programa Estadual de Desenvolvimento, Coordenação e Qualidade do Sistema Agroindustrial da Carne de Gado Vacum, Ovino e Bufalino, conhecido como Agregar RS Carnes.  O Programa, coordenado pela SEAPDR, foi criado em 2002 e tem por objetivo aumentar o abate realizado sob inspeção sanitária oficial e incentivar o desenvolvimento e a competitividade da cadeia produtiva da carne.

O programa dá incentivo fiscal a frigoríficos, com redução de ICMS de 3,6% na compra e de 3% ou 4% na saída dos produtos, e tem 110 indústrias habilitadas. Em 2020, foram concedidos benefícios aos frigoríficos na ordem de R$ 366 milhões.

Outra pauta foi apresentada pelo pecuarista Luís Felipe Barros, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, criado há seis meses e que conta com 224 associados, principalmente nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. O Instituto tem por objetivo conectar e integrar pecuaristas de todo o Rio Grande do Sul com informações de qualidade, compartilhamento de experiências, tecnologia para inovação, realização de compras em conjunto e elaboração de sugestões para políticas públicas voltadas à pecuária.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br