MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Veículos de passeio podem sofrer aumento de 22,33% no valor do IPVA

Em 19/11/2021 às 08:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Veículos de passeio podem sofrer aumento de 22,33% no valor do IPVA | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, os gaúchos terão de desembolsar, em média, 22,33% a mais do que no último ano. Segundo os cálculos apresentados pela jornalista Giane Guerra, o valor médio da suba para veículos de passeio é de 21,63%.

A jornalista fez os cálculos das médias baseada na tabela oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que traz os preços registrados no mercado em outubro. Vale explicar que para calcular o IPVA de cada automóvel, é avaliado o preço de mercado do mesmo e a alíquota cobrada pelo Estado. O cálculo leva em conta o valor venal do veículo, com variação entre 1,5% até 4%, utilizando os dados da FIPE.

Entretanto, a suba não tem reflexo nas alíquotas do IPVA, que permanecem as mesmas: para carros de 3%; para motocicletas, 2%; e para caminhões e ônibus, 1%. Mas, como o cálculo é realizado em cima dos valores dos veículos - que sofreram aumento em função da crise econômica, falta de insumos e aumento de custos na produção -, o valor final é impactado.

Desta forma, além de automóveis, também foi registrado o aumento médio de 25,28% para caminhões, 23,54% para caminhonetes e utilitários, 14,48% para ônibus e micro ônibus, 23,13% para motos e similares e 10,03% para motor-home.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br