MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Comissão da Agricultura debate incentivo ao cultivo de uvas destinadas à produção de vinhos

Em 21/11/2021 às 06:09h

por Redação JM

Comissão da Agricultura debate incentivo ao cultivo de uvas destinadas à produção de vinhos | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo Miolo/Seival Estate

Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública, na quarta-feira (24), para debater a tributação, política de crédito e seguro rural para o vitivinicultor, responsável pela atividade econômica que se baseia no cultivo das uvas para a fabricação de vinhos.

O deputado Afonso Hamm (PP-RS), que pediu o debate, lembra que a vitivinicultura se constitui numa importante fonte de renda na maioria das regiões produtoras de uvas, principalmente onde predominam as pequenas propriedades de agricultura familiar.

"No Rio Grande do Sul, o segmento movimenta ao ano mais de R$ 3 bilhões e representa mais de 1% do PIB gaúcho. Em um ano muito difícil para todos os setores da economia, o mercado de vinhos foi na direção oposta e deu um salto histórico em 2020", disse.

Segundo o deputado, o consumo per capita subiu 30% no País, em meio ao isolamento social, chegando à máxima de 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos. "No entanto, ainda são muitos os desafios enfrentados pelo setor, principalmente, em relação à alta carga tributária e a falta de políticas públicas de incentivos à comercialização do vinho", disse.

Debatedores
Foram convidados para o debate, entre outros, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Soria Bastos Filho; o presidente do Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho), Júlio Fante; e o presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hermínio Ficagna.

A audiência será no plenário 6, logo após a reunião deliberativa da comissão, que começa às 9 horas.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br