MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Como ajudar as instituições de apoio aos animais em Bagé?

Em 22/11/2021 às 14:10h

por Redação JM

Como ajudar as instituições de apoio aos animais em Bagé? | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coordenadoria também realiza atendimentos em unidade móvel de saúde | Foto: Divulgação

por Bianca Vaz e Richar Borges

Acadêmicos de Jornalismo da Urcamp

 

Não é novidade para os bajeenses que ao andar pelas ruas da cidade vemos vários animais por diversos cantos da cidade. Muitos deles são acolhidos e recebem até mesmo comida e água de moradores dos locais onde costumam ficar. Porém, nem sempre é possível cuidar de todos os bichinhos que estão nas ruas, ou até mesmo dar atendimento rápido aos que vivem em nossas casas.

Para casos de emergência, quando não há como pagar por um veterinário e a velocidade no atendimento pode salvar vidas, a Rainha da Fronteira conta, atualmente, com entidades especializadas no atendimento aos animais: o Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA), a Coordenadoria do Bem-Estar Animal (CBEA) e o Hospital de Clínicas Veterinárias da Urcamp.

NBPA, uma ONG de 22 anos

O Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA) é uma ONG que está em atividade há 22 anos. A entidade tem como objetivo prevenir maus-tratos, lutar por políticas públicas para os animais e fazer um trabalho que auxilie os animais na comunidade.

Segundo a presidente da entidade, Patricia Coradini, o Núcleo é mantido apenas com doações e campanhas de arrecadação, como brechós e rifas. Ela também explica que as doações podem ser feitas para a conta: 06167264-08 Agência: 0120 (Banco Banrisul) ou através de Pix com a chave (CNPJ) 04.407.804/0001-60.

Em outubro, a organização realizou 420 atendimentos. Entre os procedimentos realizados na organização estão castrações, cirurgias, quimioterapias, desobstrução de gatos, amputação, conchectomia e cirurgias de tumores.

Quando questionada sobre como a ONG atua em casos de emergência, a presidente do Núcleo disse: “Nós não temos resgate, quem vai são voluntários. Temos um telefone que as pessoas podem agendar atendimentos e castrações a baixo custo”, destaca. Para quem quiser ajudar, o telefone é (53) 981140998 e o horário de atendimento é das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Quem deseja ficar por dentro das atividades do núcleo, pode seguir as contas da entidade nas redes sociais: Facebook: facebook.com/nbpa.bage | Instagram: @nucleoprotecaoanimaisbage

 

CBEA, um novo espaço pelo bem-estar animal

A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (CBEA) é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Bagé que visa o controle populacional dos animais de rua, através de castrações; contenção de zoonoses (doenças transmitidas por animais) e que os pets tenham saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Os serviços oferecidos são castrações, consultas clínicas, cirurgias diversas, tratamentos quimioterápicos, entre outros. A coordenadora do órgão, Lisandra Borba, destaca que a quantidade de atendimentos aumenta em mais de 50% em época de calor. “Atualmente, atendemos em média 950 animais/mês”, afirma. “Temos, em média, 150 animais entre internados e albergados”, complementa a coordenadora.

Os atendimentos de urgência e emergência são oferecidos pela CBEA aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e a solicitação deve ser feita exclusivamente pelo telefone (53) 997133705.

Quem desejar fazer doações pode entrar em contato com a coordenadoria através dos telefones (53) 997133705 e 32405231, que eles irão ao local indicado. Ou, ainda, pode levar direto nas unidades móveis e canil municipal ou na sede administrativa, que fica na Rua 20 de setembro, nº 1.216, em anexo a Secretaria de Saúde.

Atualizações de atividades realizadas podem ser acessadas na página do Facebook do órgão: Coordenadoria do Bem-Estar Animal - CBEA.

Urcamp: um Hospital de Clínicas Veterinárias

O Hospital de Clínicas Veterinárias Dr. Raul Abreu é uma instituição vinculada ao curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). Há mais de 40 anos, ele atende a região, prestando serviços de clínica e cirurgia a pequenos e grandes animais. A iniciativa foi do professor Raul Abreu, que também idealizou o curso de Medicina Veterinária.

Entre os serviços prestados pela instituição estão procedimentos ambulatoriais, consultas e cirurgias em grandes e pequenos animais, diagnósticos por imagem em pequenos animais (ultrassom e raios X), tratamento de quimioterapia e traumatologia.

De acordo com o diretor do hospital, professor José Pedro Rocha de Abreu, a instituição atende animais de Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Lavras do Sul.

Abreu salienta que a relação da instituição com o curso de Medicina Veterinária da Urcamp é íntima. “O hospital serve de apoio para o curso de Medicina Veterinária. Eles praticam no hospital. Eles participam como estagiários e algumas disciplinas do curso são vinculadas diretamente ao hospital”, afirma.

O hospital fica localizado no campus rural da Urcamp e, além de Abreu, a instituição também tem os professores Guilherme Collares e Luciana Lins Araújo em seu corpo clínico. A área física conta com recepção, sala de clínica de pequenos animais, ambulatório, farmácia e sala de esterilização, sala de estagiários e plantonistas, bloco cirúrgico para pequenos animais, sala de ultrassom e raios X, sala clínica e cirurgia de grandes animais, bretes de contenção e mangueiras para grandes animais, potreiro hospitalar e sala de isolamento para tratamento de doenças infecto-contagiosas.

Atendimentos podem ser agendados pelo telefone (53) 3242-8244, ramal 251.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br