MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bióloga bajeense é premiada com trabalho de sustentabilidade na Amazônia

Em 04/12/2021 às 14:23h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bióloga bajeense é premiada com trabalho de sustentabilidade na Amazônia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas Foto: Arquivo Pessoal

Formada em 2007 no curso de Ciências Biológicas da Urcamp, e atualmente professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, a bajeense Marta Regina Pereira recebeu, neste mês, duas premiações -  Prof. Benchimol e Banco da Amazônia - pelo projeto na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica". O projeto propõe uma maneira de substituir o mercúrio utilizado na extração de ouro pelo extrato da planta 'Ochroma Pyramidale’, popularmente conhecida como pau-de-balsa. 

O trabalho desenvolvido pela bióloga faz parte da vanguarda de pesquisas que buscam a diminuição do uso de mercúrio nos rios da Amazônia - os altos índices de mercúrio estão diretamente ligados ao garimpo e é um dos principais problemas ambientais enfrentados no local.

Sobre os prêmios, a bióloga destaca: “Eu entendo (as premiações) como um reconhecimento ao trabalho que eu faço. Eu amo a Amazônia. É meu legado de vida ajudar a preservar a maior floresta do mundo. Ser reconhecida é sempre bom, mas o que realmente importa é tentar fazer a diferença usando a educação como ferramenta”, destaca.

Marta chegou em Manaus em 2009, junto ao noivo - também biólogo de formação e, atualmente, em missão militar nos EUA - Evangivaldo Silva, para realizar mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Em seguida, concluiu doutorado no INPA e University of Liège - Institute of Botany, na Bélgica.

Atualmente, Marta é professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde ministra aula em quase todos os campus presentes em 17 municípios do interior do Amazonas.

Apesar de ainda ter família na região, na Colônia Nova, a bajeense conta que não pretende retornar ao Pampa de forma definitiva, apenas em visitas aos familiares e amigos. “ Aqui (na Amazônia) é meu lugar, o melhor lugar para um botânico”, declara.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br