MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ministério da Defesa publica convênios para construção da Barragem da Arvorezinha

Em 04/12/2021 às 09:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Ministério da Defesa publica convênios para construção da Barragem da Arvorezinha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Mais um passo foi dado para execução das obras da Barragem da Arvorezinha. O Ministério da Defesa publicou, nesta semana, dois editais de convênio firmados com a Prefeitura de Bagé. Um deles é para a execução dos serviços e obras remanescentes no valor de total de  R$ 55.843.343,80. O outro é para a aquisição de equipamentos e viaturas a serem empregados na execução da obra, no valor de R$ 2.048.371,12.

De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Captação de Recursos, Ronaldo Hoesel, os convênios com o Exército foram assinados no final de novembro e, agora, foram publicados os extratos. Ele explica que o 1º Batalhão Ferroviário de Lages será responsável pela construção e deve executar o empreendimento em 48 meses.

De acordo com Hoesel, no início deste ano havia um convênio onde Prefeitura e Exército dividiriam a fase de execução da obra, mas o Ministério de Desenvolvimento disse que não tinha como dividir em duas partes e houve a necessidade de readequação do projeto, no qual o Exército ficará responsável por toda execução. “Essa publicação cancela o primeiro contrato e confirma a totalização da obra”, resume.

Sobre o maquinário, Hoesel destaca que o 1º Batalhão Ferroviário de Lages também é responsável pela obra da BR-116, no trecho entre Pelotas e Porto Alegre, e, no momento, não teria maquinário disponível. Com Isso, a Prefeitura repassa o valor para a compra dos equipamentos, o Exército licita e utiliza para a obra e, após a execução dos trabalhos, todo o maquinário ficará com o município, para ser utilizado em melhorias de infraestrutura da cidade.

O secretário acrescenta que toda a parte técnica já está pronta e, na próxima semana, será encaminhada toda a documentação para o MDR, pedindo a liberação do recurso que já está assegurado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Já temos a contratada e os documentos necessários para a retomada”, explica.

Conforme Hoesel, resta, no momento, o Plano Básico Ambiental (PBA), que deve ser licitado, bem como a definição de fiscalização e gerenciamento, que também resultará em uma contratação. Ele adianta, aliás, que o vice-presidente Hamilton Mourão vem a Bagé, na próxima semana, e, além de visitar a obra juntamente com integrantes do 1º Batalhão de Lages, vai analisar todo o processo para a retomada dos trabalhos. “Nos próximos dias deve ser instalado o canteiro de obras”, acredita.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br