MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dezembro Vermelho alerta para prevenção da Aids

Em 07/12/2021 às 09:07h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Dezembro Vermelho alerta para prevenção da Aids | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Embora a última década tenha sido de grandes avanços e conquistas relacionadas à doença, o número estimado de pessoas infectadas pelo vírus HIV no Brasil ainda cresce significativamente a cada ano, indo no sentido contrário de outros países do mundo. Graças aos progressos da Ciência e da Medicina, torna-se cada vez mais possível ter uma vida normal sendo portador do HIV. O diagnóstico precoce, de qualquer maneira, é fundamental para um acompanhamento adequado.

O último mês do ano é voltado para o combate da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial contra a Aids, mas o alerta vale durante todo o mês, denominado de Dezembro Vermelho, quando são promovidas várias ações visando conscientizar, prevenir e informar a população sobre o tema. Em Bagé, Serviço de Atenção Integral Sexualidade (Sais) conta com o cadastro de 436 pessoas com HIV, que recebem o atendimento especializado. Também é disponibilizado o Disk DST pelo número 3242-3384 (Whatsapp).

De acordo com a coordenadora do Sais, Priscila Romariz, o local conta com 13 colaboradores, que prestam atendimento social, psicológico, nutricional, além de disponibilizar consultas e medicamentos. “Temos uma média de 1,5 mil atendimentos mensais nessas áreas”, disse. Priscila salienta que o serviço oferece toda a medicação de antirretrovirais, suporte e também passa a a disponibilizar um número de Whatsapp para que as pessoas possam buscar o auxílio. “Muitos não querem vir ao local por causa da exposição. Ainda existe tabu e preconceito”, relata.

A coordenadora ainda enfatiza que, este mês, a equipe está realizando palestras em escolas e empresas falando sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV. Também foi realizado um convênio com a Urcamp, dentro dos projetos integradores oferecidos pela instituição, onde foram colocados dispênseres com preservativos em vários locais. “No próximo ano, devemos contar com um mascote e um jingle para as palestras nas escolas”, destaca.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br