MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cerca de 18 mil assinaturas são entregues na Câmara de Vereadores para tramitação de veto popular

Em 08/12/2021 às 11:24h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Cerca de 18 mil assinaturas são entregues na Câmara de Vereadores para tramitação de veto popular | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Fran Barcellos/Especial JM

O grupo que integra a o movimento “Diga não ao aumento do IPTU em Bagé” protocolou, na manhã desta quarta-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores de Bagé, cerca de 18 mil assinaturas coletadas entre a população para a tramitação de um projeto de Veto Popular. A Lei 6,333 foi sancionada no dia 23 de novembro e a coleta de assinaturas busca indeferir às mudanças propostas sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A mobilização teve início no dia 26, de novembro e buscava em torno de 10 mil assinaturas para tentar derrubar a lei - ou seja, 10% do eleitorado do município. A coleta contou com pontos fixos e também com vários voluntários itinerantes, além de entidades que se manifestaram de forma contrária ao reajuste do IPTU, como Associação Comercial e Industrial de Bagé - Aciba, Conselho Bageense da Mulher Empreendedora (Cobame) e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Após a entrega das assinaturas, a Câmara de Vereadores deve colocar em tramitação a matéria, com o prazo de 10 dias para apreciação do material. Esta é a primeira mobilização popular que acontece na cidade para derrubar uma lei.

O que é e como funciona?

O veto popular é um processo previsto na Lei Orgânica da Câmara de Vereadores. A lei determina que a população pode vetar qualquer dispositivo ou a totalidade das leis complementares, leis ordinárias, resoluções, decretos legislativos e qualquer decreto do prefeito, mediante subscrição de petição discriminada por 10% dos eleitores do município.

Contudo, o tema passa pela Câmara, que deve discutir e votar a proposição de veto popular, que só poderá ser rejeitado pela maioria absoluta dos vereadores ou seja, 9 votos. Caso o projeto não avance, o movimento não descarta a judicialização.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br