Cidade
Mesquita de Aceguá deve ser concluida no primeiro semestre

por Jaqueline Muza
A obra da Mesquita Annour, que vai abrigar o Centro Cultural Islâmico de Aceguá, deve ser finalizada no primeiro semestre deste ano. A construção, que iniciou em 2019, aguarda orçamento de empresa bajeense que será responsável pela montagem da cúpula e minaretes (torres).
O templo religioso é um sonho realizado da comunidade palestina de Aceguá. A maquete da mesquita foi projetada em Jerusalém, pelo arquiteto Jamal Ali Mohd Yacoub, em 2010, em conjunto com o também arquiteto e empresário de Aceguá, Mohamed Ali Yacoub.
Mohamed comenta que a obra parou nos meses de novembro e dezembro e agora foi retomada. Ele salienta que após a conclusão da etapa, serão realizados os acabamentos em gesso e a colocação dos arabescos, que são elementos da arte Islâmica. Após a finalização, parte das luminárias e tapetes serão trazidas da China.
A mesquita está sendo erguida em um terreno doado por uma integrante da comunidade palestina de Aceguá, Fátima Izzat, na Rua Quinhentos e Quatro, n° 140, nos fundos da prefeitura. O prédio será, além de um local para orações, um espaço de estudos e até turismo. A estrutura será compacta e terá duas torres com minaretes, uma abóboda, espaço de oração e locais destinados para os fiéis deixarem os calçados e para lavar as mãos.
A mesquita é projetada em direção à Meca, cidade da Arábia Saudita, considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos. O espaço irá contar com 144 metros quadrados.