MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hulha Negra realiza levantamento de perdas no campo

Decreto de situação de emergência não é descartado

Em 15/01/2022 às 05:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Hulha Negra realiza levantamento de perdas no campo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Caminhões realizam o abastecimento Foto: Joanes Araújo/Especial JM

Em Hulha Negra, a preocupação com a falta de água potável nos meses de janeiro de fevereiro é histórica. No verão é quando a situação fica precária, uma vez que com os dias quentes a tendência é que o aumente o consumo do recurso hídrico.

O município de Hulha Negra é abastecido exclusivamente por poços artesianos, tanto na sede como no interior. Desde o final do ano passado o município está operando com racionamento de água no período entre 13h e 18h. A medida foi necessária em razão do aumento do consumo de água.

Os poços do interior não foram atingidos pelo racionamento, entretanto, já começam a apresentar números menores que a demanda. Atualmente, conforme a secretária municipal de Agropecuária, Janice Silva da Silveira, mais de 380 famílias necessitam ter seus reservatórios abastecidos pelos dois caminhões-pipa da prefeitura. “O problema é que não estamos dando conta de tantos pedidos de água. Os poços artesianos não produzem o suficiente para suprir a demanda”, ressalta.

Impacto do campo

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar destaca que está observando as produções que estão sendo afetadas pela estiagem. Alguns produtores já relataram pequenas perdas em lavouras de milho. Já na produção de soja, que predomina no município, algumas lavouras ainda estão em fase reprodutiva, mas 80% das lavouras então em fase de crescimento e, caso se confirme previsão de chuva para a segunda quinzena de janeiro, a situação pode voltar para a normalidade.

A chuva dos últimos dias foi de forma isolada. Em algumas localidades choveu mais de 35mm, entretanto, em outros locais não choveu. A pecuária, gado de corte e gado de leite, ainda não sentiu o impacto direto. A esperança dos produtores é que chova nos próximos dias. O levantamento de possíveis prejuízos ainda estão sendo verificados e apurados e, se o quadro não reverter, tudo indica que o município deve decretar situação de emergência.

Conforme o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, a prefeitura está atenta a situação, porém o levantamento técnico realizado direto no campo é o norte para se encaminhar, ou não, para o pedido de situação de emergência. “Os próximos dias serão de observância e torcemos para que tenhamos chuva em boa quantidade para que o homem do campo não sofra com as consequências terríveis que a estiagem provoca”, salienta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br