MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Amostras de Dom Pedrito podem ser analisadas para detecção de variantes da Covid-19

Estudo não garante análise por município

Em 16/01/2022 às 07:35h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Amostras de Dom Pedrito podem ser analisadas para detecção de variantes da Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O grupo técnico de Vigilância Genômica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) está analisando amostras encaminhadas por municípios do estado para detecção de variantes da Covid-19. Dom Pedrito encaminhou 61 amostras no período que compreende de 12 de dezembro a 5 de janeiro, mas não tem garantias que as mesmas entrarão no estudo.

De acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde, a Vigilância Genômica é feita aleatoriamente com amostras encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (LACEN) e não é especifica por município.

A vigilância genômica do coronavírus é um trabalho de rotina do Cevs durante a pandemia, mas é intensificada durante os períodos em que surgem novas variantes de preocupação no mundo. VOC, variants of concern na sigla em inglês, são variantes que apresentam mutações genéticas capazes de trazer alguma mudança no comportamento do vírus.

Durante uma reunião realizada pelo grupo técnico de Vigilância Genômica do CEVS, no dia 4 de janeiro, foi definida que uma das ações para a Vigilância Epidemiológica era verificar a origem das amostras processadas no LACEN-CEVS.

O objetivo é averiguar se há representatividade das análises pensando no território do Rio Grande do Sul. Para este apontamento foi considerado o fluxo atual estabelecido no CEVS, em que todas as amostras detectáveis preencham os critérios apontados pelo grupo técnico.

A partir da necessidade de identificar a origem das amostras foram extraídos do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do Rio Grande do Sul GAL/RS, do período de 12 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, as amostras processadas no LACEN-CEVS.

No total, são 14.392 amostras de pacientes processadas, que contemplam 208 municípios. Dom Pedrito foi um dos municípios que encaminhou amostras no período.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br