MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Metade das crianças em idade vacinal já receberam primeira dose em Bagé

Em 05/02/2022 às 11:10h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Metade das crianças em idade vacinal já receberam primeira dose em Bagé | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeção é de que primeira etapa da vacinação infantil encerre em dez dias

Desde 19 de janeiro - data em que teve início a vacinação infantil em Bagé - cerca da metade do público-alvo já recebeu a primeira dose. Ao todo, o município possui cerca de 7,5 mil crianças em idade vacinal, de 5 a 11 anos.

Conforme explica o secretário-adjunto de Saúde, Ricardo Necchi, o município já bateu os 50% do público-alvo com a primeira dose recebida. “Se continuar assim, mais uma semana, no máximo 10 dias, estaremos com todas vacinadas”, afirma.

Já a segunda dose deve respeitar o período de até oito semanas após a primeira aplicação para a Pfizer e 28 dias para nova dose de imunização com a Coronavac. Vale lembrar que a vacinação, tanto de adultos quanto de crianças, está acontecendo no Clube Comercial desde a última segunda-feira.

Até o momento, em termos de população alvo, o município já atingiu 100% para a 1ª dose, 91,3% para a 2ª dose e 33,8% para 3ª dose. Já em relação à população geral, 78,4% participaram do primeiro ciclo de imunização e 68% completou com o segundo ciclo.

Testagem em massa ajuda a diagnosticar cenário da pandemia

Com testagem em livre-demanda, o município tem realizado cerca de 400 testes por dia, com a liberação de 200 testes por turno. Os testes utilizados no programa Testar foram encaminhados em uma remessa de 15 mil pelo Governo do Estado, no final de janeiro. Segundo Necchi, até o momento, ainda estão disponíveis cerca de 10 mil testes, já que foram doados 1,5 mil para Santa Casa, 500 para o Hospital Universitário e mais de dois mil foram utilizados pelo município.

Além disso, o município deve receber um novo lote, de mais cinco mil testes, solicitados ao Governo do Estado. Segundo Necchi, os testes são em livre-demanda e todos podem fazê-lo. Entretanto, devem ser priorizadas para fazer com mais urgência as pessoas com sintomas ou que tiveram contato com algum positivado recentemente. “Mas qualquer pessoa pode ter acesso à testagem. A ideia é essa mesmo, não limitar, e deixar que as pessoas façam o exame”, explica.

Quanto maior o percentual de população testada, mais fácil é construir um diagnóstico do atual momento da pandemia de covid-19. O município , atualmente, conta com mais de 15,2 mil casos registrados, 306 óbitos e 1,6 mil pessoas em recuperação domiciliar, além de 18 internações clínicas e seis em tratamento intensivo - incluindo crianças.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br