MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Palestra sobre Ensino flexível no novo panorama de tecnologia da educação brasileira dá início às aulas da Urcamp

Em 14/02/2022 às 21:04h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Palestra sobre Ensino flexível no novo panorama de tecnologia da educação brasileira dá início às aulas da Urcamp | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Martins é vice-reitor da PUC Paraná

Após participar da 17ª edição do Congrega Urcamp, em outubro do ano passado, o vice-reitor da PUC do Paraná, Vidal Martins, voltou à programação da Urcamp. Desta vez, o doutor em Informática foi convidado a ministrar a aula inaugural deste semestre, trazendo a temática “Ensino flexível no novo panorama de tecnologia da educação brasileira” para debate.
Doutor em Informática pela Universidade de Nantes, França, Mestre em Informática pela PUCPR e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, Martins é professor titular da PUC PR e exerce a função de vice-reitor da universidade desde 2017, onde também atuou como pró-reitor de graduação.
Martins iniciou sua fala destacando a importância de debater os cenários novos que se abrem em um momento de corrida tecnológica intensa. “A mentalidade da inovação é fundamental para as pessoas que a gente forma. É um impacto nas organizações, mas nos impacta também como instituição de Ensino Superior, porque temos que preparar as pessoas para essa realidade”, explica.
As mudanças constantes de cenário a partir do avanço tecnológico é um dos desafios do Ensino Superior apontados por ele, já que a instituição deve não apenas entender, mas antecipar e adaptar-se ao novo cenário para atender a demanda do momento. “Se nós, como universidade, continuarmos fazendo só o que a gente já fez, a tendência é que vá contraindo a possibilidade de sermos relevantes para a sociedade. Temos que entender esses movimentos, não deixando de fazer aquilo que a gente já faz, mas fazendo mais, indo ao encontro dessas necessidades”, explica.
Ele aponta, ainda, que diante do novo panorama de avanços tecnológicos, as competências têm durado menos, o que influencia, diretamente, na forma de aprendizagem que deve ser adotada. “Algumas décadas atrás, fazia-se uma formação e aquela competência valia por 30 anos. Hoje a gente vê que com os avanços tecnológicos, é muito mais rápido para que as coisas percam a validade. Nós temos, então, uma competência que dura cinco anos.  Temos que reciclar para estar dentro de uma realidade de mercado, para que o conhecimento e capacidade de produção seja útil. Isso abre a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida”, diz.
Atividade marcou retomada das atividades em novo ano letivo
A reitora da Urcamp, Lia Quintana, celebrou a nova parceria firmada com Martins, que colocou à disposição da comunidade acadêmica da Urcamp o seu expertise. “(Martins) Nos contempla com uma palestra sobre uma instituição de vanguarda, de inovação, muito à frente de todas as situações, prevendo as mais inusitadas formações. Isso vai contribuir muito com nossa formação”, destaca.
Ela explicou que apesar da Urcamp ter retomado, de forma presencial e integral, todas as atividades, a aula inaugural se deu em formato virtual para poder contemplar os estudantes com a palestra de Martins, ministrada diretamente de outro Estado. 
A diretora acadêmica da Urcamp, Jane Vilaverde, destacou que a palestra do convidado oportunizou “olhar para uma perspectiva dos caminhos que podemos percorrer enquanto universidade em um momento pós-pandemia”.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br