MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Mais de 18 mil alunos da rede estadual da região iniciam ano letivo na segunda-feira

Em 20/02/2022 às 10:33h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Mais de 18 mil alunos da rede estadual da região iniciam ano letivo na segunda-feira | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Justino Quintana é a maior escola da região | Foto: Divulgação

As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2022 ocorrerão de forma 100% presencial, sem revezamento, e começam na próxima segunda-feira, dia 21, conforme a Portaria 300/2021. Para a retomada das atividades, todas as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 destinadas à rede estadual de educação do Rio Grande do Sul estão disponíveis no site coronavirus.rs.gov.br/ensino. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos estudantes que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.

Entre as orientações, estão a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, de ambientes ventilados e de higienização constante das mãos, além da recomendação de distanciamento social quando possível.

Na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que integra os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, cerca de 18 mil alunos foram matriculados até essa sexta-feira, dia 18.

De acordo com a coordenadora regional de Educação, Miriele Barbosa, a expectativa de retorno é muito otimista. Ela explica que as 57 escolas da região estão organizadas, passaram ou estão recebendo melhorias, e o quadro de professores está completo. “Ainda temos vaga em algumas escolas”, reforça.

Miriele salienta que Bagé conta com 18 escolas e as maiores são Justino Quintana, Carlos Kluwe e Silveira Martins, que disponibilizam em torno de 4,5 mil vagas. “Na segunda-feira, estaremos nas escolas acompanhando o retorno, após dois anos sem aulas presenciais” , destaca.

Bimestres e carga horária

O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens. O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de: Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 800 horas; Ensino Fundamental – Anos Finais: 833 horas; Ensino Médio Diurno e Noturno: 1.000 horas; Escolas em Tempo Integral: 1.400 horas; e Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas

Novidade

Como novidade para o ano letivo de 2022, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º Ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos. Em 2022, pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas.  O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos.

Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais. No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br