MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Banrisul disponibiliza linhas de crédito para atender produtores rurais atingidos pela estiagem

Em 23/02/2022 às 07:05h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Banrisul disponibiliza linhas de crédito para atender produtores rurais atingidos pela estiagem | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Os prazos de financiamento podem chegar a 10 anos, com taxas a partir de 3% Foto: Fernando Dias

O Banrisul dispõe de diversas linhas de investimento que possibilitam o financiamento de obras e infraestrutura que visem à mitigação dos efeitos de fenômenos climáticos, como a estiagem que assola o Estado do Rio Grande do Sul. As linhas de crédito para financiamento em irrigação – como Agroinvest, Pronamp, Pronaf e Proirriga – oferecem amparo aos produtores rurais para construção de cisternas, de microaçudes ou poços artesianos; para a implantação de sistemas de irrigação, incluindo a infraestrutura para captação de água e energia, caixas d’água; e para a melhoria da estrutura de solos (correção, adoção de práticas conservacionistas e adubação verde).

Essas linhas contam com recursos próprios do Banrisul, recursos com taxa equalizada pelo Tesouro Nacional* e recursos repassados pelo BNDES* (*as contratações dependem de autorização do Tesouro Nacional). Os prazos de financiamento podem chegar a 10 anos, com taxas a partir de 3% a.a., conforme o tipo de recurso disponível. “Investir em sistemas de irrigação, por exemplo, pode auxiliar pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar a estruturarem sistemas de abastecimento, garantindo sua produção mesmo diante de um período de seca”, destaca o diretor de Crédito do Banco, Osvaldo Lobo Pires.

Além disso, com o objetivo de viabilizar estratégias de enfrentamento aos impactos da estiagem nos municípios gaúchos, o Banrisul dispõe de linha especial para financiar o setor público, a FEB - Financiamento Especial Setor Público. As cidades atingidas pela seca podem buscar recursos para investimentos em aquisição de máquinas e equipamentos para perfuração e implantação de poços artesianos; em sistemas geradores de energia fotovoltaica; bem como financiar a aquisição de máquinas pesadas para abertura de açudes, barragens e sistemas de captação de água. O prazo de pagamento é de até cinco anos.

O Banrisul financia, ainda, empresas e cooperativas interessadas em investir em projetos de produção e comercialização de equipamentos, bem como na criação de novas tecnologias voltadas à modernização e ampliação da infraestrutura para mitigação de riscos climáticos. Linhas de crédito como Inovacred 4.0, Banrisul Fomento, Banrisul Fampe Mais e Giro Banrisul FGI, impulsionam a inovação bem como potencializam o aumento do fluxo de caixa com as melhores condições comerciais.

Crédito para o setor leiteiro

O Banrisul, sensível à situação dos produtores de leite, está disponibilizando recursos com condições especiais para atender o setor que sofre os efeitos da estiagem. Por meio de convênio com as cooperativas do segmento, a instituição oferece condições especiais para os cooperados. A linha de crédito permite que o produtor compre ração para o gado de leite, mantendo as matrizes leiteiras na propriedade e beneficiando toda a cadeia de produção.

Os produtores rurais são indicados pelas cooperativas das regiões atingidas pela seca – e é a entidade quem repassa os recursos, alcançando a ração necessária para a manutenção dos animais. O prazo do financiamento é de até 12 meses.

Financiamento para energias renováveis

Com o propósito de contribuir para a diversificação da matriz energética do Rio Grande do Sul e do Brasil, o Banrisul oferece diversas linhas de crédito para financiamento de equipamentos para captação e armazenamento de energia solar (placas, baterias e inversores), eólica (pequenas estações), biomassa, e biogás. Um exemplo é o CDC Sustentabilidade, solução que permite financiar 100% do valor do bem, incluindo a mão de obra para instalação, com prazo de até 8 anos.

De acordo com o diretor Comercial de Distribuição e Varejo da instituição, Fernando Postal, o Banrisul tem o objetivo de se consolidar como o principal agente financeiro no financiamento de equipamentos ligados às energias renováveis no Rio Grande do Sul, o que demonstra o compromisso do Banco com a sustentabilidade. “É importante citar que, além da linha CDC Sustentabilidade, o Banrisul disponibiliza outras alternativas de financiamento para o segmento, de acordo com as características e necessidades dos clientes”, frisa.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br