MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Inovação é tema da Aula Inaugural dos cursos EAD da Urcamp

Em 24/02/2022 às 07:07h

por Redação JM

Inovação é tema da Aula Inaugural dos cursos EAD da Urcamp | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Aula Inaugural foi ministrada pelo gerente de Campus e Inovação, Leandro Pires | Foto: Reprodução /JM

Diferente do modelo presencial que iniciou o ano letivo na semana passada, agora foi a vez dos cursos da modalidade em EAD da Urcamp começarem os trabalhos acadêmicos. A Aula Inaugural on-line, realizada na noite de segunda-feira, dia 21, ficou a cargo do gerente de Campus e Inovação da Urcamp, que também é CEO e um dos criadores da Startup Y, professor Leandro Rocha Pires. Ele abordou com os estudantes um tema cada vez mais atual: a Tecnologia e Inovação, através de um link sobre startups. A intenção foi mostrar caminhos que facilitem entender inovação e como levá-la para a profissão escolhida pelos estudantes, através dos cursos de graduação da Instituição de Ensino Superior.

Pires conseguiu traçar um comparativo entre o modelo de uma startup e de uma empresa convencional. Na Startup, descreveu que o foco está nos modelos de negócios de crescimento rápido, escaláveis e que desenvolvam produtos. Outra diferença é que a startup tem o digital como centro dos negócios, já as empresas tradicionais usam o digital como apoio, um setor, um canal em suas atividades. As vantagens de uma startup, ainda segundo o palestrante, concentram-se em carácter inovador; processos e times enxutos; agilidade nas discussões; e foco na avaliação.

Dentro de sua fala, Pires citou a Startup Y como case e demonstrou, em sua apresentação, um modelo que montou dentro do projeto. A Y foi criada no ano de 2017 com base no seguinte processo de trabalho: Descoberta (a primeira ideia/ fase de pesquisa); Modelo de Negócio ( que formato vou ter para girar a chave/ o que vou precisar); MPV (Testagem do produto, do serviço oferecido); Validação (encaixe do produto/mercados/ começa a venda); Escala (foco em crescimento/venda, venda, venda); Eficiência (otimizações para melhorias no processo de vendas/escala de modelo de negócios). Sobre ter ideias, o professor reforçou uma frase. “As ideias são 10% do sucesso de uma Startup, os outros 90% são transpiração”, frisou.

Antes da palestra, a recepção foi feita pela diretora de Ensino, professora Jane Villaverde Gomes, que enalteceu a qualidade dos cursos e do quadro docente da Instituição para a condução do ano letivo que se inicia. Ela lembrou sobre o cenário atual e como as graduações em EAD da Urcamp estão presentes na comunidade. “Os cursos de EAD constituem uma alavanca importante de construção social, de alavanca política, de alavanca econômica para nossa Instituição e dessa forma, também na região”, comentou. Já a coordenadora da Graduação i Flex, professora Rita Jorge, falou sobre os objetivos do Projeto Integrador, que atua com o aluno na prática desde o início de cada módulo. “Ele visa colocar os conhecimentos teóricos ministrados nos demais componentes e de alguma forma, através de ferramentas, consegue aliar à pratica e assim, possibilita trazer à tona a aplicabilidade do projeto”, detalhou.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br