MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Sebrae RS aponta cinco regiões turísticas pouco exploradas no RS

Em 24/02/2022 às 12:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Sebrae RS aponta cinco regiões turísticas pouco exploradas no RS | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Enoturismo é uma das apostas para a região do Pampa Foto: Divulgação

Fugir do tradicional e buscar o inusitado pode ser o ingrediente perfeito para quem busca lazer e descanso. E não faltam opções no Rio Grande do Sul. Unir essas duas frentes é uma das prerrogativas do Projeto Viva o RS, que está auxiliando viajantes gaúchos a encontrarem o destino certo para vivenciarem novas experiências. Assinada pelo Sebrae RS e pela Setur, a plataforma www.vivaors.com.br reúne mais de 150 opções de atrações entre passeios e roteiros, segmentando alternativas que melhor atendam às necessidades e expectativas de cada público.

Basta perguntar para qualquer pessoa e imediatamente há a indicação de duas ou três opções tradicionais que veem à mente quando considerando as opções que o RS oferece. A coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, aponta cinco exemplos de regiões e roteiros que podem ser uma boa pedida para sair do óbvio e conhecer melhor o turismo gaúcho.

1.    Pampa Gaúcho

A lida no campo dá a tônica das atrações da região que, entre outros municípios, reúne três capitais Farroupilha consideradas patrimônio histórico do RS: Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete, palcos de muitas memórias e revoluções.

Atrações e roteiros sugeridos: Pôr do Sol e o Luar do Pampa: gastronomia, vinhos e azeites

2.    Rota das Terras Encantadas

Influência indígena, açoriana, africana e europeia dividem espaço em uma localidade marcada pela agricultura como matriz econômica. Cidades como Selbach, Não-Me-Toque, Boa Vista do Cadeado e Lagoa dos Três Cantos escondem por trás de sua inusitada nomenclatura, oportunidades para quem quer descobrir novas alternativas.

Atrações e roteiros sugeridos: Piquenique nas Pitaias e Viaje de Carro

3.    Missões

Ruínas a serem vislumbradas a céu aberto, acervos em museu e um conjunto arquitetônico que não cansam de chamar a atenção podem ser explorados em municípios como Giruá, Bossoroca, Porto Xavier e São Nicolau, entre outros.

Atrações e roteiros sugeridos: Café de Cambona e Missões - uma experiência de fé, espiritualidade e cultura

4.    Termas e Lagos

O Norte do Estado, terra de municípios menos badalados que Erechim, como Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, Três Arroios, Áurea e Centenário, escondem recursos hídricos que oferecem experiências de bem-estar e saúde especiais.

Atrações e roteiros sugeridos: Cascata dos Jacobis e roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição

5.    Vale do Paranhana

Municípios como Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante e Três Coroas reservam experiências ao ar livre que apostam desde calmaria, bem-estar e autoconhecimento até o turismo de aventura em meio a rica paisagem da Mata Atlântica.

Atrações e roteiros sugeridos: Pacote Total Aventura

Diversidade de opções e públicos

Frente a um cenário de retomada das atividades no chamado “novo normal”, ser assertivo é essencial para quem busca otimizar a experiência de viajar.  Para melhor orientar os usuários, a plataforma do Viva o RS segmenta a busca considerando os diferentes tipos de experiência ofertadas - como espiritual/terapêutica, ao ar livre, gastronômica, urbana, cultura, esportiva/radical nas 27 regiões turísticas apresentando o melhor do turismo no Estado.

Há ainda a possibilidade de uma filtragem para os diferentes tipos de públicos, como casais sem filhos, casais com crianças pequenas, programas individuais, para a família toda ou para grupos de amigos.  A ferramenta já contabiliza mais de 9,5 mil usuários, 37 mil acessos para conhecer roteiros e passeios e 1.600 intenções de compras.

“É um ambiente que conecta quem vende produtos e serviços de turismo com quem quer fazer turismo. Se antes era difícil obter informações, agora estão reunidas em um só lugar e com o diferencial de ter uma curadoria. Todas as experiências são selecionadas seguindo um nível de qualidade para fortalecer o turismo no Rio Grande do Sul”, explica Amanda. A especialista lembra que a cadeia produtiva do turismo abrange diversas atividades, gerando benefícios para a economia local através da valorização da produção rural, de agroindústrias, na prestação de serviços e no comércio.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br